Resultados 1 a 6 de 6

Tópico: STF Derruba ICMS Sobre Importados

Junior Member
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Peso da Avaliação
    0

STF Derruba ICMS Sobre Importados

Olá amigos.

Hoje acordei com esta ótima notícia publicado no portal uol:

"Decisão tomada ontem pelo STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a tributação de produtos e serviços importados vai causar um rombo bilionário nas contas do governo federal.

O tribunal declarou inconstitucional a inclusão do estadual ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no cálculo dos tributos federais PIS/Pasep e Cofins pagos nas operações de importação.

O imposto era incluído nessa base de cálculo desde 2004 e rendia bilhões aos cofres públicos."

Para ler a notícia completa acesse o link: Folha de S.Paulo - Mercado - Decisão do STF impõe rombo bilionário ao governo - 21/03/2013

Quem faz (ou pensa em fazer) importação legalmente, sabe que a carga de impostos é pesadíssima. Além do PIS/Pasep, Cofins, frete, seguros, taxa de desembaraço, tinha-se que pagar esse ICMS (16% a 18% dependendo do estado) que somando tudo dá até 100% de impostos sobre o valor do produto.

Acho que agora o governo terá que baixar os impostos sobre os produtos nacionais já que ele alega (como sempre) que a criação do ICMS sobre os importados era para criar uma situação igualitária entre os nacionais e importados.

Os ministros ainda irão fixar a data que a decisão terá efeito.

E vocês, caros amigos. O que acharam?
    Última edição por asilvestre; 21/03/2013 às 15:29.

Acesso ao Clube Avatar de ImporTrading
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Peso da Avaliação
    8
    Todo dinheiro que entra pro governo eu sei que não vai ter retorno, Saude, Escolas, tudo uma #####, Entrando mais ou menos não faz diferença pra mim, então diminuindo imposto eu gosto...

Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Peso da Avaliação
    0
    Olá..

Boa notícia, mas quando será que terá efeito?
    E o mais importante: será que terá efeito na prática?

Alguém teria alguma simulação de valor de como ficaria sem o ICMS?

Valeu!

Senior Member Avatar de CignusRJ
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Peso da Avaliação
    7
    Citação Postado originalmente por asilvestre Ver Post
    Olá amigos...

Acho que agora o governo terá que baixar os impostos sobre os produtos nacionais já que ele alega (como sempre) que a criação do ICMS sobre os importados era para criar uma situação igualitária entre os nacionais e importados.

Os ministros ainda irão fixar a data que a decisão terá efeito.

E vocês, caros amigos. O que acharam?
    Meu caro não se iluda.
    O governo tem uma goela tão grande para engolir impostos. Eles criarão outra desculpa, uma nova nomenclatura e botarão novos impostos ai, afinal mensalões, 40 ministros, milhares de servidores indicados por partidos e políticos precisam ser sustentados por nós.
    E mais já que é inconstitucional o certo seria ser devolvido o que foi pago a mais, vc acha que devolverão?
    O máximo que pode ocorrer é continuar como esta, sem diminuição de impostos.

abraços

CignusRJ

Member Avatar de MARIOIBS
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Peso da Avaliação
    8
    Finalmente uma medida para diminuir a carga tributária na importação. Esta medida pode trazer benefícios não só para as empresas que trabalham diretamente com importação, mas para a economia como um todo, uma vez que pode baixar o custo dos produtos importados refletindo desta maneira na redução da inflação.

Parabéns por compartilhar esta informação.

Equipe IBSolutions - Soluções em Comércio Internacional

Acesso ao Clube Avatar de TX115
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Peso da Avaliação
    8
    Vocês estão fazendo uma interpretação completamente equivocada da decisão.

O percentual do ICMS entrava no cálculo do Pis e Cofins, o que fazia a União receber um pouco mais nestes dois impostos. É isso que foi proibido. Para o pequeno importador a decisão não muda muito.

Se o ICMS deixasse de ser cobrado, quem perderia seriam os estados e não a União.

O ICMS continuará a ser cobrado e permanecerá na prática como o maior imposto para quem importa legalmente.
    Última edição por TX115; 12/04/2013 às 00:07.

Tags para este Tópico

Marcadores

Permissões de Postagem