Resultados 1 a 5 de 5

Tópico: Por quê Curitiba ?

Senior Member Avatar de Mellu
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Peso da Avaliação
    4

Por quê Curitiba ?

Olá galera. Boa tarde.

Estava pensando em algo ainda há pouco que me causou muitas dúvidas.

No Brasil, existem 3 centros de tratamento de encomendas internacionais, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Há muitos anos importo produtos da China, a maior parte deles de pequeno valor e pequeno tamanho, outros eram bem caros e estavam em caixas de vários quilos e eram bastante grandes. Moro no Piauí, e esse é o endereço de entrega das encomendas e em todos esses anos, apenas um, único e exclusivamente um, não foi tratado em Curitiba. Essa única exceção foi tratada no Rio e chegou em tempo recorde, 28 dias, a mais rápida que tive. As demais encomendas tratadas em Curitiba, ou levaram muito tempo, (como esta que levou 161 dias, RS200244065NL), ou se perderam em algum tipo de "buraco negro" que lá existe, (como etá que está lá há 469 dias, RL067816590CN).

E aqui vem minhas dúvidas:

Se moro no Piauí, então pq minhas encomendas são tratadas no centro de tratamento mais distante do meu endereço? E pior, pq quase que absolutamente todas são tratadas em Curitiba? Pq não são tratadas em São Paulo? Pq não são tratadas no Rio? Pq?... Kkkk E pq que o tratamento de Curitiba é tão ruim comparado à São Paulo e Rio de Janeiro ? Pq?...

Obrigado galera.

Administrador Avatar de ECJ
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Peso da Avaliação
    10
    Apesar de já ter sido postada a reposta pra isso aqui no fórum diversa vezes, mais uma não fará mal a ninguém, rs. Vamos lá...

A questão de qual unidade alfandegária irá tratar a encomenda, não está ligada à localização do destinatário, mas sim ao tipo e origem da encomenda. Provavelmente é só uma questão de organização que convenciona quem vai tratar o que:

RJ - Encomendas prioritárias vindas dos EUA e pacotes acima de 2 quilos. No caso dos pacotes acimas de 2 quilos provindos da Ásia e Europa, o código de rastreamento começa com a letra "C".

SP - Encomendas expressas (EMS). Antigamente também iam pra lá as encomendas abaixo de 2 quilos (petit packet) provindas da Europa, mas depois que os chineses entraram nessa onda de usar serviços de postagem europeus, SP passou a encaminhar pra Curitiba e finalmente passou a ir tudo diretamente pra lá.

PR - Todas as encomendas abaixo de 2 quilos não prioritárias com ou sem serviço de rastreamento.

Creio que é só isso. Se alguém tiver mais alguma coisa a acrescentar, sinta-se à vontade.

Evite punições e advertências: Regras Gerais do Importa Brasil

Acesso ao Clube Avatar de TX115
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Peso da Avaliação
    9
    Informação do ECJ está bem completa, mas só a título de curiosidade mesmo:

Até o começo de 2010 todas as importações eram fiscalizadas no Estados de destino da encomenda. Não importava a modalidade de envio, tudo chegava ao Brasil e no seu Estado a encomenda era tributada ou não. Aqui no Recife tinha um posto da Receita Federal dentro do CEE Recife. Os caras que eram responsáveis pela fiscalização eram absurdamente rígidos. Uma vez fui pessoalmente tentar retirar uma encomenda e o cara me chega com uma lista, mostrando quantas importações eu já tinha feito nos últimos 6 meses... A coisa aqui era tão ruim que eu pagava um cara para receber minhas encomendas em SP e depois mandar pra cá. Depois que tudo foi centralizado no RJ, SP e PR, as coisas melhoraram muito pra mim e para todo mundo de Pernambuco, mas sei que para a quase todos os outros Estados não foi uma boa troca.

Senior Member Avatar de Mellu
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Peso da Avaliação
    4
    ECJ, desculpa aí levantar a questão mais uma vez. Mas como você falou, deve ser a curiosidade de tantos novatos aqui que de repente, pode ser vantajoso dar prosseguimento ao tópico. Obrigado pela compreensão.

E obrigado TX115. Não sabia disso, valeu pela curiosidade trazida. Com certeza estamos melhores agora mesmo. Os serviços centralizados tendem à ser melhores.

Mas pelo que falaram, deve compensar mais "pôr um peso" na caixa e fazer ela passar dos dois quilos. Na única oportunidade em que pude usar o serviços do RJ, me pareceu ser infinitamente melhor do que PR. É muito mais célere. Será que compensa pôr esse peso e ter tratamento no Rio ?

Outra coisa que estava pensando: Li num artigo que uma bateria de li-íon, padrão nos nossos eletrônicos atualmente, perdem 40% da eficiência energética se ficarem exposta ao calor de 60°C durante um mês. E os eletrônicos que importamos e ficam retidos em Curitiba? Em quais condições eles ficam armazenados? Ficam dentro de containers de metais expostos ao Sol? Pq se for, passa dos 60°C fácil. Ou ficam em ambientes cobertos e arejados?

As vezes me pego pensando nessas coisas, sou meio louco mesmo... Kkkkkkkkk

Junior Member
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Peso da Avaliação
    0
    Sempre quando peço USPS priority mail no shipito vem pelo RJ como moro aqui é muito muito mais rapido que quando vai pra Curitiba. Ja tive várias encomendas que chegaram em 14 dias.

Tópicos Similares

1. Objeto Retido nos Correios em Curitiba
    Por souzaflash no fórum Boteco
    Respostas: 8
    Último Post: 26/07/2015, 19:04
  2. [UTI] - Curitiba/PR
    Por ronicesarrc no fórum Entrega e Frete
    Respostas: 2371
    Último Post: 24/11/2013, 12:21
  3. Novato de Curitiba
    Por jcsimioni no fórum Apresentação
    Respostas: 6