Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 23

Tópico: Malha Fina Receita - Cartão de Crédito e Conta Corrent

Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Peso da Avaliação
    0

Malha Fina Receita - Cartão de Crédito e Conta Corrent

Olá, gente.

Não sei se todos sabem, mas ao gastar mais e 5mil reais mensais no cartão de crédito o banco é obrigado a fornecer estes dados à receita. Mais: a receita tem acesso a nossa movimentação de conta corrente. Ou seja quem compra "muamba" sem declarar, principalmente se a movimentação financeira for acima de 5mil reais mensais, seja no cartão ou na conta corrente se arrisca a cair na malha fina, e corre o risco de ser autuado como "sonegação de imposto" e isso dá cana! Se não declara imposto pode cair na malha fina pois haverá discrepância entre os gastos correntes da pessoa e a declaração de imposto.

Sabendo disso vos pergunto: alguém já teve problema com isso? Quem tem elevada movimentação financeira de "muambas", o que faz para não ter problemas com o leão? O que sabemos é que há milhares de "muambeiros" no mercado livre & cia, que sem dúvida gastam muito mais de 5mil no cartão de crédito e em suas contas correntes mensalmente. Qualquer informação e experiências sobre isso seria muito útil para a comunidade.

obrigado.

Member Avatar de ZECA
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Peso da Avaliação
    8

Re: Malha Fina Receita - Cartão de Crédito e Conta Corrent

Interessante tópico, mas o que se faz para não ter problemas com o leão é pagar os impostos.
    100% é difícil o comércio que vai pra frente, talvez por um curto período. Mas sonegar tudo é
    outro problema. Acho que tudo tem um começo, declare, talvez não tudo, já é um começo...
    ZECA
    "Meu Deus, dê-me sabedoria para entender o meu chefe,
    porque se me der força eu bato nele.
    "

Senior Member
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Peso da Avaliação
    8

Boa, gostaria de saber também.

Super Moderador Avatar de Mago
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Peso da Avaliação
    8

Corcova, boas informações. Alguém já postou algo parecido por aqui, mas sem dar tanta certeza. Acho que seu post é bem explicativo.
    Bem, o que acontece é que muitos muambeiros fracionam as compras em diversos cartões (família, amigos, etc) e utilizam endereços diferentes. Essa é uma das estratégias pelo que eu tenho percebido. Todavia, concordo com o Zeca, eu não arrisco dar uma de "esperto demais" porque um dia (pode demorar até vários anos) A CASA CAI... Abraço.
    Devagar e sempre! O Mago continua na área...vacilou é GOL!

Senior Member
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Peso da Avaliação
    8

A Receita Federal está de olho nos pagamentos de cartão de crédito feitos pelos contribuintes e, inclusive, já autuou 1,6 mil pessoas físicas e empresas, desde 2004, tendo por base essas informações. Segundo o secretário-adjunto do órgão, Paulo Ricardo de Souza Cardoso, os dados repassados pelas administradoras de cartões de crédito são importantes, uma vez que contribuem para identificar os consumidores com gasto acima de sua renda declarada.

"Isso [movimentação de cartão de crédito] é um elemento indiciário forte para os contribuintes serem fiscalizados e também identificam estabelecimentos comerciais, ou empresas, que faturam com cartão de crédito e que [cujos rendimentos] não estão conforme sua renda declarada", afirmou Paulo Ricardo de Souza.

O secretário explicou, porém, que a Receita Federal tem acesso somente ao volume de pagamentos, e não em quais produtos ou serviços os contribuintes gastam.

"Desde a regulamentação, a Receita Federal sempre deixou muito claro que não tem a identificação de quem são os consumidores quando a informação vem das empresas e, também, não sabemos quem são os estabelecimentos quando a informação vem do consumidor. Pegamos o faturamento de um motel, por exemplo, mas não sabemos quem são seus clientes. Pegamos o [volume de] gastos de um cliente, mas também não sabemos onde ele gasta", disse ele.

Multas e juros
    Entre 2004 e 2007, os 1,6 mil autos de infração lavrados pela Receita Federal culminaram no lançamento de R$ 428 milhões em créditos tributários (principal, multas e juros). Paulo Ricardo explicou, porém, que a fiscalização de cartões de crédito também gera um chamado "efeito indireto".

"O contribuinte sabe que a Receita acompanha a movimentação de cartão de crédito, então ele vai procurar não se esquecer de declarar a sua renda", explicou.

A fiscalização do cartão de crédito começou em 2004. Daquele ano em diante, as administradoras de cartão têm de apresentar, duas vezes por ano, a Declaração de Operações com Cartão de Crédito (Decred) para a Receita Federal.

São enviadas informações sobre pessoas físicas, com gastos mensais superiores a R$ 5 mil, e com relação a empresas com movimentações acima de R$ 10 mil por mês. Esses limites são estabelecidos com base nos titulares dos cartões (identificados pelo CPF e CNPJ), e não por número de cartões

Fonte G1.globo

Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Peso da Avaliação
    0

bem interessante esta reportagem hein.

bom, a questão do cartão de crédito pode até ser "resolvida". mas o que me preocupa é o que li neste site:
    http://www.meubolsoemdia.com.br/dica/im ... malha-fina
    Pois se o fisco tem acesso a conta corrente o negócio fica mais difícil. Irei procurar um contador esta semana e tentarei repassar o que descobrir..

Segue o texto:

Conta corrente
    O Fisco pode conferir todo o dinheiro que entrou ou saiu de sua conta corrente. Bancos, cooperativas de crédito e associações de poupança enviam a Declaração de Informações sobre a Movimentação Financeira (Dimof) ao Banco Central.
    Essa mesma lista é enviada à Receita Federal e detalha as movimentações no sistema financeiro, como depósitos à vista, aplicação em CDB, resgates, pagamentos em moeda corrente ou em cheque, emissões de ordens de crédito, etc. acima de R$ 5 mil por semestre.
    Confira no informe de rendimentos do banco se suas movimentações financeiras estão de acordo com o rendimento e patrimônio informados na declaração anual de imposto de renda.

Member Avatar de ZECA
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Peso da Avaliação
    8

Sinceramente, eu não conseguiria dormir direito correndo um "risco" de ser pego pelo leão. Acredito que vale
    muito mais apena ser um pouco mais certo, pagar alguns impostos, dormir tranquilo, pensar um pouco mais na frente.
    Vai te dar muito mais trabalho fugir do leão com todas tuas forças, mas ainda vai estar correndo o risco.
    Vale ser um pouco certo, pra não acontecer de remar remar e remar só que morrer na areia da praia...

Enfim, cada um caráter e uma força de pensar.

Abraço
    ZECA
    "

Banido
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Peso da Avaliação
    0

Tanta gente que sonega, empresas e grandes empresarios, voces acha que receita vai perde tempo com calças cagadas? me ajuda ae pessoal. relaxa.

Member Avatar de ZECA
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Peso da Avaliação
    8

@R4TO: Concordo em partes contigo. Mas alguém sempre paga o pato. É aquela velha história, a lei
    só funciona para alguns, os menos providos de dinheiro. E também sabemos dos subornos...

Papinho que vai longe...
    ZECA
    "

Senior Member
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Peso da Avaliação
    8

Olha achei video interessante de contador falando sobre evitar malha fina e no canal dele tem outro que fala sobre a relacao dos gastos do cartao de credito com a receita federal.

Como evitar a malha fina
    http://www.youtube.com/watch?v=hWN_YG4l ... ure=relmfu

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

1. Carta da Receita Federal sobre Cartão de Crédito
    Por hayslan no fórum Legislação
    Respostas: 47
    Último Post: 25/02/2015, 14:18
  2. Gastos Cartão x Receita Federal
    Por Marvin no fórum Pagamento
    Respostas: 12
    Último Post: 08/12/2012, 13:34