Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: Disputa encerrada a favor do vendedor

Member Avatar de BlueNikki
    Data de Ingresso
    Nov 2014
    Peso da Avaliação
    5

Disputa encerrada a favor do vendedor

Olá, boa tarde.

Eu comprei um óculos pelo Aliexpress em 14 de novembro e nunca chegou. Como o prazo para entrega estava acabando, decidi abrir disputa para questionar, pois o que eu entendo é que se o prazo da entrega se encerra e você não abre disputa, não pode mais recorrer. Com 3 dias faltando para encerrar disputa, eu abri solicitando mais informações do vendedor e o mesmo me respondeu que a demora era normal solicitando mais 30 dias. Passado um prazo, reparei que o pedido estava como 'Concluído' e o código de rastreio havia expirado. Entrando em contato com a Central de Suporte do Aliexpress, quando eu aceitei a disputa, significou que abri mão do produto sem reembolso. Como isso é possível? O site aceita que o vendedor não entregue o produto e fique com o dinheiro? E a encomenda pode ser cancelada no meio do trajeto? Já era o óculos e o dinheiro??

Código do produto: RD417581376CN

Administrador Avatar de ECJ
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Peso da Avaliação
    10
    @BlueNikki
    Tem que tomar cuidado com os chineses... Você nunca poderia ter encerrado a disputa sem antes ter se certificado que ele havia de fato estendido o prazo de proteção da compra.
    O site aceita pois já havia lhe dado a proteção necessária, se você próprio abriu mão dessa proteção, não é culpa nem responsabilidade deles.

Evite punições e advertências: Regras Gerais do Importa Brasil

Member Avatar de djchacal
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Peso da Avaliação
    6
    Tem que ler com muito cuidado, um exemplo e do mercado livre/pago, se você abre uma disputa e depois encerra, o próprio mercado livre entende que você se acertou com o vendedor

Data de Ingresso
    Jan 2013
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por djchacal Ver Post
    Tem que ler com muito cuidado, um exemplo e do mercado livre/pago, se você abre uma disputa e depois encerra, o próprio mercado livre entende que você se acertou com o vendedor
    No caso do Aliexpress, você pode abrir e encerrar a disputa quantas vezes quiser, desde que o prazo de proteção não tenha expirado ainda.

Data de Ingresso
    Jan 2013
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por 80pts Ver Post
    Mas nem tudo está perdido.
    Vi pelo seu código de rastreio que o pacote encontra-se em Curitiba.

O que ocorre às vezes, e eu até hoje não sei o motivo, é que o sistema do Aliexpress entende como entregue, ou concluído, quando ele recebe a mensagem de "entregue" no Brasil. Isso acontece muito de vez em quando; é como se não entendesse a etapa após Curitiba, que é chegar até você.
    Uma vez me falaram que é devido a como o estagiário dos Correios (sempre eles!!!) lança no sistema em Curitiba, teria um código que seria ainda em trâmite e outro que dá por encerrado. Mas é bem "me falaram", nunca tive confirmação disso.

De qualquer forma, acho que vai dar tudo certo. Acompanhe pelo rastreamento dos Correios agora.

*** A propósito, sabe que este fato é um dos principais que levam a vários vendedores do EBay e Aliexpress pararem de vender para o Brasil?
    Eles se queixam que muitos brasileiros abrem disputa de mercadoria não entregue, quando eles já sabem que o nosso desembaraço aduaneiro é muito demorado. Para alguns, eles acham que os brasileiros agem de má fé, se aproveitam das regras para conseguir o dinheiro de volta.
    Sei que não é o seu caso.
    Mas quis mostrar que as desconfianças existem dos dois lados, e que são mais fortes sobre alguns países, infelizmente o Brasil entre eles.
    Tenho mais de 600 compras no Ali e "nenhuma" encerrou incorretamente. Pelo contrário, muitas vezes esqueço de confirmar o recebimento e quando vou ver, algumas compras ainda estão em aberto mesmo com o rastreamento indicando que já foi entregue.

Mas quanto à má fé, o chinas não ficam atrás... Várias vezes me vi obrigado a abrir disputa devido ao vendedor não querer estender o prazo. Como dizem por aí; chumbo trocado não dói...

Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2014
    Peso da Avaliação
    0
    Ajudem me!!! Tenho duas compras em atraso, ambas são réplicas.
    Uma está em Curitiba no Centro de Tratamento a mais de 30 dias e outra está retida na RFB para Conferência da Marca, essa segunda escolhi a entrega via EMS por ser mais rápido.. acho que essa foi minha falha...Qual o meio de entrega que corro menos risco..????
    Faça o melhor que puder. Seja o melhor que puder. O resultado virá na mesma proporção de seu esforço.

Data de Ingresso
    Jan 2013
    Peso da Avaliação
    10
    Isso ocorre (encerrar indevidamente).
    Quando à má fé sobre estender o prazo, é como eu disse sobre a visão de alguns deles sobre o processo aqui. Eles se perguntam do porque eles tem que esperar mais sobre algo que eles enviaram e já está no Brasil.
    Bem, como eu disse, tenho mais de 600 compras e nunca presenciei esse tal encerramento indevido.

Eles tem que esperar porque estão vendendo numa plataforma que oferece um sistema de proteção, e essa é a regra pra todos. Simples assim. Não importa o que um e outro lado 'achem'. Importa é o que tem que ser!
    Que deixem de vender então para o Brasil, mas não queiram que eu fique mendigando ou que abra mão da proteção que a plataforma me dá direito.

Data de Ingresso
    Jan 2013
    Peso da Avaliação
    10
    Ok ECJ,
    Eu tb tenho algumas compras, também tenho alguns anos que faço compras pela internet, e já me ocorreu uma meia dúzia de vezes.
    Tb já tive a oportunidade de conversar com as pessoas que estão do outro lado sobre isso, e isso ocorre. Que sorte a sua que nunca ocorreu com você.
    Sobre parar de vender, sim, e é a decisão que alguns tomam. E, infelizmente, alguns vendedores muito bons.
    Vc está certo em querer exercer o seu direito. E eles podem tomar a decisão que lhes cabe também, inclusive de não estender o prazo, que se fosse obrigatório, o sistema o faria.
    Não estou dizendo que é seu caso, mas o que de fato já presenciei, foram pessoas se atrapalhando com o sistema de proteção e depois contanto histórias meio distorcidas... E uma dessas trapalhadas, por incrível que pareça, a e de não prestar atenção no prazo de proteção. De qualquer forma seria bom se alguém pudesse postar os prints de uma compra encerrada por má interpretação do rastreamento. Pois, sendo sincero, pra mim é difícil de acreditar.

Sim, não são, teoricamente, obrigados a estender o prazo. Mas todas as disputas que abri por recusa ou por não resposta do vendedor ao solicitar o aumento do prazo, ganhei ou o produto chegou durante o processo de disputa. Se acham melhor perder o dinheiro ao invés de esperar, paciência. Como você mesmo tentou dizer, cada um toma a decisão que acha mais conveniente...

EDIT:

E outra coisa que acontece muito. Só semana passada ganhei duas disputas pelos vendedores me enganarem e enviarem os produtos sem rastreamento. E ainda tem um me oferecendo dinheiro pra mudar a qualificação. Decisões inteligentes?...

Data de Ingresso
    Jan 2013
    Peso da Avaliação
    10
    ECJ,

Certo, mas não estou falando nada que envolva o sistema de proteção.
    O cenário é o seguinte, por exemplo:
    Imagine que ontem as mercadorias ainda estavam em "aguardando a aceitação", e o prazo de proteção mostrasse que acaba em 40 dias.
    E hoje no campo "detalhes" apareça a informação "entrega efetuada". Sò que você não recebeu, e uma simples consulta no site dos Correios mostra que ela está parada em Curitiba. É isso.
    Assim como, e você mesmo citou, o contrário ocorre. A encomenda é entregue e e no campo "detalhes" continue a informação que está em trânsito.

Agora, para minha sorte, além do fato de causar certa apreensão, nunca tive problemas maiores com isso.
    Pena não poder mostrar para você, afinal as que tive agora já foram entregues.

Sobre o segundo parágrafo, acredito que o maior prejuízo ocorre no relacionamento, caso este seja um detalhe a ser levado em conta.
    As nossas ações são guiadas pelas experiências que passamos. Como eu nunca tive problemas sérios com isso, e via de regra consigo resolver problemas com eles mesmo expirado o prazo de proteção, sou mais flexível neste sentido.

Sim, também já tive casos de envio sem rastreamento. Ou envio via empresa de logística que só acompanhava até o desembarque do avião no aeroporto.
    Por aí nós vamos filtrando quem confiamos ou não.
    Bom, isso de aparecer "entrega efetuada" por erro de lançamento, eu nunca presenciei também mas já ouvi falar e não duvido nada que aconteça em se tratando dos nossos Correios... Neste caso nem pode se considerar que seja um encerramento indevido pois não é culpa do Aliexpress. Mas tudo bem...
    Eu compro no Ali desde 2010 e no começo também tinha essa sua "boa vontade", ou "boa fé"... Mas de tanto me irritar e levar no toba, eu aprendi. Agora é tudo "preto no branco" de acordo com as regras! Acabou a moleza...
    Estou me aborrecendo muito menos assim e inclusive continuo comprando de vendedor que já perdeu disputa pra mim. Semana passada mesmo, ele já sabendo como a banda toca, ao invés "fingir que enviou" dois pedidos que eu tenho com ele, veio pra mim e abriu o jogo dizendo que não ia conseguir enviar antes do feriado do ano novo, e pediu pra mim estender o prazo ou pedir o cancelamento. Fui e dei mais 20 dias de prazo pra ele enviar. Relacionamento comigo só cresce assim. Com transparência.

Junior Member
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Peso da Avaliação
    0
    Então, o problema quando isso ocorre (falso "entrega efetuada") é que a compra é encerrada.

Não seria culpa do Aliexpress em termos. Eu não sei como o sistema deles trabalha no acompanhamento do rastreamento.
    O curioso é que a informação que tenho é que este erro ocorre por informação errada enviada daqui para eles, mas ao mesmo tempo não altera erroneamente a informação do site dos Correios daqui.
    E é isso que mostrei aos vendedores quando ocorreu. O espelho do rastreamento daqui, mostrando que não havia sido entregue a mim, conforme sugeria o rastreamento no Aliexpress.

Também tenho um tempinho no Ali, e bem mais no Ebay, onde por sinal tive mais problemas (e lá sim usei muito a proteção deles).
    No Ali não tive problemas de encomendas não enviadas, embora ocorram envios tardios, como você fala.
    Sobre envios, os problemas mais comuns por quais já passei foram número de rastreamento errado, envio através de empresa que não fornece rastreamento até o fim, falar que vão enviar tal data e descumprirem, enviarem a compra em dois pacotes distintos (não tinham tudo na data, e para não se complicarem enviam o que tem e depois enviam o resto - burlam o sistema de prazo de envio fazendo isso).
    Mas, de modo geral, tenho tido mais sorte, então. Porque não tenho tanta boa fé já faz muito tempo.

Tópicos Similares

1. Disputa aliexpress
    Por Vitor Rezende no fórum Boteco
    Respostas: 4
    Último Post: 06/05/2014, 20:03
  2. Disputa aliexpress
    Por Vitor Rezende no fórum Entrega e Frete
    Respostas: 0
    Último Post: 06/05/2014, 12:31
  3. Disputa no Paypal
    Por flaviocross no fórum Pagamento
    Respostas: 5