Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 15

Tópico: Guia de Ponta Pora - A Nova Fronteira

Member
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Peso da Avaliação
    6

Guia de Ponta Pora - A Nova Fronteira

Fala meu povo... Os amigos que tentam a sorte na fronteira de Foz/CDE ja devem ter percebido como esta cada vez mais dificil atravessar produtos acima da cota permitida. Desde 2006, com a inauguracao das novas instalacoes da RF, o governo petralha tenta apertar cada vez mais o cerco contra importacoes legais ou ilegais.

Diante disso, no ultimo fim de semana resolvi fazer uma viagem a Ponta Pora para conhecer essa outra opcao de fronteira com o Paraguay. Ponta Pora fica no Mato Grosso e diferente do que ocorre em Foz, nao existe um limite fisico entre a cidade brasileira e Pedro Juan Caballero no Paraguay, o que acaba gerando um clima bastante peculiar: enquanto o comercio em PJC e desenvolvido e agressivo, o comercio de Ponta Pora se resume basicamente a pequenos comercios (bares, hoteis, lanchonetes) ou de prestadores de servicos (cabelereiros, bancos, lotericas, correios).

Morar em Ponta Pora e quase como morar no Paraguay. Uma vez que nao existe fronteira, voce pode comprar uma TV de 70 polegadas em PJC e levar para sua casa em Ponta Pora, sem nenhuma preocupacao de fiscalizacao. Na verdade, e bem comum voce transitar entre as duas cidades sem perceber que saiu de uma e entrou na outra.

Para quem esta acostumado com aquela fuzueira de CDE, vai encontrar um clima um pouco diferente em Ponta Pora/PJC. Pra comecar, nao existem dezenas de predios tratados como "shoppings". O comercio basicamente se resume a 2 grandes shoppings: Shopping Internacional e Shopping China.

Shopping Internacional - Na verdade e uma unica loja de departamentos com estacionamento gratuito e grande variedade de produtos diversos. Neste shopping nao encontrei opcoes de roupas de grife, mas havia o setor de tecnologia, games, perfumes, etc. A loja tem ar condicionado e uma grande praca de alimentacao, alem de opcoes de lazer para as criancas ficarem enquanto os pais fazem compras (algo como a Playland). Eu diria que o Shopping Internacional tem um foco mais para itens de armarinhos.

Shopping China - Assim como o Internacional, este tambem e como uma gigantesca loja de departamentos. Tem as mesmas atratividades do concorrente (praca de alimentacao, area de lazer, estacionamento gratuito, etc), so que e menos voltado para o setor de armarinhos. Tambem possui vestuario de grife, alem de um setor de perfumes maior. O setor de tecnologia, games e bebidas estao la.

Particularmente gostei mais do Shopping China, por ter uma maior variedade dos produtos que trabalho, mas tive a impressao dos precos no Shopping Internacional serem ligeiramente mais baixos.

A terceira opcao de compras em PJC sao as lojas de rua e ai sim, temos um pouco daquele Paraguay conhecido de CDE com seus camelos e transito conturbado. Existem 2 ruas principais com muitas lojas de diversos ramos, incluindo setores que nao se encontram em CDE. A razao disso e que o comercio de PJC e responsavel por atender os moradores de Ponta Pora, que quase nao possui comercio.

Sobre precos, eu achei os valores praticados nos shoppings bastante razoaveis. Um PS4 que custa 424 dolares nos EUA (com tax), estava saindo por U$490 no Internacional e U$500 no China. Encontrei o iphone 6 por 750 dolares (sai por 689 com tax nos EUA). Roupas de grifes como Hollister e Aeropostale achei muito caro (media de 50 dolares), mas pelo menos havia uma grande variedade de pecas no Shopping China.

Agora o lado ruim da viagem... PJC nao tem um posto fiscal com Ponta Pora, mas pra sair de Ponta Pora existe uma unica estrada e esta sim, tem um posto fiscal logo de saida. Seguindo pelo caminho que liga o MS a SP, encontrei 4 postos da Receita Federal, alem de 3 postos da Policia Federal e isso somente no Mato Grosso. Nao sei se foi devido ao fim de ano, mas estavam todos livres.

Algumas curiosidades...

Sao 1.150 km de estrada saindo de SP, dos quais foram gastos quase 200 reais so de pedagios ida e volta. Uma passagem de onibus comum sai por cerca de 300 reais ida e volta apartir de SP.

Nao e possivel enviar produtos pelos Correios de Ponta Pora sem Nota Fiscal e em nenhuma das cidades vizinhas. Acreditem, na volta passei em 3 cidades perguntando, hehe.

Muita gente anda de moto nas duas cidades (como virou moda em cidades do interior), mas poucas motos sao emplacadas. Imagino que a razao disso seja por uma questao de jurisdicao... Imagine um policial brasileiro solicitar que um motoqueiro pare e este rapidamente atravessar a rua para PJC... Os policiais brasileiros nao poderiam fazer nada.

Mesmo com a gasolina ligeiramente mais barata do lado de PJC, ainda existem varios postos em Ponta Pora. Brasileiro parece nao confiar muito em gasolina made in Py, hehe.

Pra quem quiser conhecer a regiao somente a passeio (ha?) recomendo ficar em Dourados, uma cidade a 100km de Ponta Pora, mas com melhor estrutura e rede de hoteis. Na verdade, Dourados nao deve nada para grandes cidades do interior paulista.

Bom, esse e um resumo da minha viagem. Gostei muito da experiencia de poder comprar o que quisesse em PJC e levar pro hotel onde fiquei em Ponta Pora sem me preocupar com fiscalizacao. Tambem aprovei o conceito de fazer compras nos 2 shoppings centers, ao inves de me submeter a aquela zona e calor escaldante de Cidade do Leste. Faltou apenas uma maior variedade de lojas concorrendo umas com as outras, afinal sao apenas 2 shoppings que mesmo sendo enormes, nao podem vender de tudo.

Se alguem tiver duvidas que eu souber responder, estou a disposicao!

Acesso ao Clube Avatar de Importador2.0
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Peso da Avaliação
    8
    Parabéns e obrigado por compartilhar essa experiencia conosco.

Senior Member Avatar de Walter Morais
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Peso da Avaliação
    6
    Tem receptor skygato?

Member
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Peso da Avaliação
    6
    Citação Postado originalmente por Walter Morais Ver Post
    Tem receptor skygato?
    Rapaz, eu nao procurei saber disso. Mas se nao houver nos shoppings, certamente tem na rua.
    O comercio de rua em Ponta Pora se parece muito com a regiao do Bras em SP... Lojas e camelos vendem de tudo.

Senior Member Avatar de Walter Morais
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Peso da Avaliação
    6
    Já morei em Campo Grande, tenho muitos tios lá ainda.
    Meu tio q mora lá a família é toda de dourados.

Quem sabe eu faça essa viagem tbem!

Member Avatar de ttfmatheus
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Peso da Avaliação
    0
    em fevereiro estarei em foz e passo para a galera como está a situação lá...

Senior Member Avatar de saulobaptista
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Peso da Avaliação
    9
    Legal amigo obrigado pelas dicas e parabéns pelo post

Sent from my XT1033 using Importa Brasil mobile app
    Os maus também envelhecem.

Senior Member
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Peso da Avaliação
    7
    E no aeroporto a alfândega é parecida com a de Foz? Alguém sabe dizer?
    Acabei de ver que não tem voo comercial.(edit)
    Última edição por jevertonbs; 05/01/2015 às 11:57.

Acesso ao Clube Avatar de thz.thiago
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Peso da Avaliação
    7
    Moro no Ms, relativamente perto de Ponta Porã...

Voo comercial só para Dourados ( pela Azul e Passaredo), o restante tem ser por via terrestre.

Fiscalização em todo o trecho, tanto pela PRF, quanto pela Receita e as vezes Exercito / Força Nacional.

Para quem conhece é uma viajem tranquila, mesmo com a fiscalização.

A cidade ( Pedro Juan) é pequena, mas com comercio bem diversificado. Levemente mais caro que Foz.

É isso... quem tiver alguma duvida, mais especifica, talvez eu saiba responder. ( Talvez!)
    "Tarde demais eu te amei!

Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava do lado de fora!" ( Santo Agostinho )

Member Avatar de mistermvr
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Peso da Avaliação
    0
    Mais eai? A dúvida que não quer calar.. Se não existe tanta quantidade de gente quanto em foz entrando e saindo, logo há menos trabalho pra fiscalização, o que leva a crer que a chance de você ser parado é de quase 100%. Da pra seguir essa linha de raciocínio?

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

1. Guia de compras em gearbest
    Por gearbest no fórum GearBest
    Respostas: 0
    Último Post: 01/11/2014, 01:33
  2. Ponta pé inicial
    Por carlosbuzato no fórum Boteco
    Respostas: 5
    Último Post: 23/10/2014, 14:56
  3. Guia Bolso
    Por ClaudioRj no fórum Serviços e Utilitários Gratuitos