Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 34

Tópico: Como aumentar as vendas diretas ou no Mercado Livre?

Senior Member Avatar de vallahah
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Peso da Avaliação
    8

Lightbulb Como aumentar as vendas diretas ou no Mercado Livre?

Como muitos vendedores, eu sofri uma grande queda em minhas vendas no começo deste ano, por diversos motivos, principalmente pelo estoque baixo devido ao atraso nos Correios para entrega de mercadorias. Mas como chorar pelo que passou ou pelo que não posso mudar não adianta nada, o jeito é tentar fazer o restante do ano render, o que também não está fácil.

Estou criando este tópico para relatar o que estou fazendo para tentar melhorar minhas vendas, tanto pelo Mercado Livre quanto para minha base de clientes, e que aos poucos está começando a dar resultados.

Os recursos que estou utilizando até agora são estes:

- Envio de email marketing segmentado para minha base de clientes - Envio um email com a lista de produtos que tenho em estoque para minha base de clientes, de acordo com o tipo de produto que ele prefere ou já comprou anteriormente.
    RESULTADO: Cerca de 1% dos clientes da lista efetuam alguma compra comigo, e vários outros entram em contato perguntando por outros produtos ou pedindo para fazer encomendas. Pelo custo zero, é uma ótima ferramenta, pois não só gera vendas como faz o cliente lembrar que eu existo!

- Mercado Text Ads - Este serviço mostra links de meus produtos em páginas de busca relacionadas a suas categorias, dentro do próprio Mercado Livre. É possível definir o valor do clique recebido a partir de 0,21 e também definir valor máximo diário que se deseja gastar com esse link, por exemplo R$ 2,00 por dia em um determinado link. O valor do clique é definido link por link, e é possível incluir só os produtos que quiser divulgar.
    RESULTADO: O retorno é baixo, mas acaba gerando várias visitas ao meu eshop e algumas delas se transformam em vendas. Pelo preço baixo, vale o investimento.

- Mercado Product Ads - Este serviço mostra fotos e links de meus produtos em páginas de busca relacionadas a suas categorias, dentro do próprio Mercado Livre. É parecido com o Text Ads, no entanto chama mais atenção por exibir foto do produto também. O valor por clique recebido varia de 0,72 a 0,36, dependendo do plano contratado. Agora estou no Plano 4, por te o custo por clique mais baixo, 0,36 por clique.
    RESULTADO: Notei um aumento razoável nas vendas desde que assinei este serviço. O ruim é que TODOS os produtos são englobados por ele, então até produtos de 10 reais acabam recebendo cliques que me custam 0,36 centavos. Mas no geral as vendas aumentaram, então achei bom.

Aumentar exposição dos anúncios também costuma funcionar, mas para mim o resultado depende bastante do tipo de produto que estou anunciando, do preço da concorrência e de alguns outros fatores, então este não consegui analisar ainda.

Assim que testar outros métodos e tiver resultados, atualizo aqui.

27/05/2015:

Fazer anúncio em mais de uma categoria para o mesmo produto
    Algo que tenho testado nos últimos meses e tem me dado um resultado bacana é fazer mais de um tipo de anúncio para o mesmo produto. Por exemplo, eu tenho um tênis Nike anunciado na categoria Prata, que é a basicona do Mercado Livre, e faço um segundo anúncio para este mesmo tênis na categoria Diamante Sem Juros. Ele terá um destaque diferente e aparecerá em locais diferentes do site.
    Ok, o anúncio DSJ tem comissão de venda mais cara, mas não tem problema, pois eu incluo a diferença de comissão no preço final do produto. Se eu estava vendendo por R$ 99 no anúncio prata, pagando 1% de taxada de anúncio + 7,5% de comissão de venda, me sobrava R$ 90,58. No DSJ vou anunciar por R$ 108, pagar 0% de taxa de anúncio e 16% de comissão de venda, então vai me sobrar R$ 90,72. Para mim, o valor a receber será o mesmo.
    A vantagem que vi em fazer isso é que não tive custo nenhum para fazer cópias dos meus anúncios prata para DSJ, pois aqueles que não vendi, não tive custo nenhum. Além disso tem muito cliente que filtra a pesquisa por anúncios que oferecem parcelamento sem juros, e eu passei a aparecer nessas pesquisas também. Fora que o ML está dando muito mais visibilidades para esses anúncios do que para os Pratas, então mesmo vendendo mais caro neles, tive várias vendas. E tem as vantagens normais do DSJ que já são bem comentadas e conhecidas (sem vendas fantasmas, sem clientes desaparecendo...)
    Só recomendo ter cuidado no caso de ter somente 1 unidade do produto em estoque e resolver fazer essa duplicação de anúncio, pois se vender em um dos anúncios, terá que lembrar de tirar o segundo anúncio do ar antes que tenha alguma venda nele também, caso no qual não terá outro item em estoque para entregar.
    Última edição por vallahah; 27/05/2015 às 14:30. Razão: Acréscimo de informações

Member
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Peso da Avaliação
    7
    Muito bom tópico. Me tira uma dúvida: o Mercado Product ADS, quando ativo ele, todos meus produtos irão aparecer ou só os que eu escolher?

Data de Ingresso
    Jan 2014
    Peso da Avaliação
    8
    O Mercado Product Ads fica ativo em todos seus produtos automaticamente, não tem como escolher em quais produtos será ativado. A única forma de deixar um produto de fora seria pausá-lo ou excluí-lo de seus produtos ativos do Mercado Livre.

Já o Mercado Text Ads dá para você incluir um a um os produtos que lhe interessarem.

Anunciante Avatar de cttpavarin
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Peso da Avaliação
    13
    Boa cara, tava pensando em utilizar um desses serviços do ML também.

Talvez essa semana eu faça um teste. Mas como mencionou o que acarretou meu baixo desempenho foi a falta de estoque.

Att.
    Osklen - Reserva - Calvin Klein - John John - Ellus - Colcci - Adidas - Levi's - Coca Cola (A partir de R$18,00)
    Whats App (21)98919-2305

Clique AQUI e acesse nosso anúncio fixo com dezenas de feedbacks!
    Rio de Janeiro

Member
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Peso da Avaliação
    7
    Cara me tira uma dúvida. La no site do mercado livre está assim:
    "Todos os cliques geram custos?
    Somente gera tarifa o clique de quem realmente está interessado no que você oferece.
    Para isso, fazemos um mapeamento de cada clique que você recebe e cobramos apenas os cliques válidos."

Como assim só gera custo o clique de quem está interessado? Como vai saber se a pessoa está mesmo interessada?

Member Avatar de Wellingthon Ferreira
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por di1990 Ver Post
    Cara me tira uma dúvida. La no site do mercado livre está assim:
    "Todos os cliques geram custos?
    Somente gera tarifa o clique de quem realmente está interessado no que você oferece.
    Para isso, fazemos um mapeamento de cada clique que você recebe e cobramos apenas os cliques válidos."

Como assim só gera custo o clique de quem está interessado? Como vai saber se a pessoa está mesmo interessada?
    Esta é tambem a minha dúvida....

Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Peso da Avaliação
    0
    Legal sua iniciativa... Acabei de fechar com o Product Ads, vamos ver se vira alguma coisa.

Senior Member Avatar de roxz
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Peso da Avaliação
    7
    OK, o Mercado Product Ads gera um gasto de quanto por mês?

Pois eu vi os Planos lá e o menor é de R$18,00 diário.

Quanto você gasta por mês? Tem como alterar o valor desse Plano?

Citação Postado originalmente por vallahah Ver Post
    Como muitos vendedores, eu sofri uma grande queda em minhas vendas no começo deste ano, por diversos motivos, principalmente pelo estoque baixo devido ao atraso nos Correios para entrega de mercadorias. Mas como chorar pelo que passou ou pelo que não posso mudar não adianta nada, o jeito é tentar fazer o restante do ano render, o que também não está fácil.

Estou criando este tópico para relatar o que estou fazendo para tentar melhorar minhas vendas, tanto pelo Mercado Livre quanto para minha base de clientes, e que aos poucos está começando a dar resultados.

Os recursos que estou utilizando até agora são estes:

- Envio de email marketing segmentado para minha base de clientes - Envio um email com a lista de produtos que tenho em estoque para minha base de clientes, de acordo com o tipo de produto que ele prefere ou já comprou anteriormente.
    RESULTADO: Cerca de 1% dos clientes da lista efetuam alguma compra comigo, e vários outros entram em contato perguntando por outros produtos ou pedindo para fazer encomendas. Pelo custo zero, é uma ótima ferramenta, pois não só gera vendas como faz o cliente lembrar que eu existo!

- Mercado Text Ads - Este serviço mostra links de meus produtos em páginas de busca relacionadas a suas categorias, dentro do próprio Mercado Livre. É possível definir o valor do clique recebido a partir de 0,04 e também definir valor máximo diário que se deseja gastar com esse link, por exemplo R$ 2,00 por dia em um determinado link. O valor do clique é definido link por link, e é possível incluir só os produtos que quiser divulgar.
    RESULTADO: O retorno é baixo, mas acaba gerando várias visitas ao meu eshop e algumas delas se transformam em vendas. Pelo preço baixo, vale o investimento.

- Mercado Product Ads - Este serviço mostra fotos e links de meus produtos em páginas de busca relacionadas a suas categorias, dentro do próprio Mercado Livre. É parecido com o Text Ads, no entanto chama mais atenção por exibir foto do produto também. O valor por clique recebido varia de 0,60 a 0,33, dependendo do plano contratado. Eu contratei o plano 2, no qual o custo por clique é de 0,50.
    RESULTADO: Notei um aumento razoável nas vendas desde que assinei este serviço. O ruim é que TODOS os produtos são englobados por ele, então até produtos de 10 reais acabam recebendo cliques que me custam 0,50 centavos. Mas no geral as vendas aumentaram, então achei bom.

Aumentar exposição dos anúncios também costuma funcionar, mas para mim o resultado depende bastante do tipo de produto que estou anunciando, do preço da concorrência e de alguns outros fatores, então este não consegui analisar ainda.

Assim que testar outros métodos e tiver resultados, atualizo aqui.

Super Moderador Avatar de rod8773
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Peso da Avaliação
    9
    Agradecer, esse tópico é muito bom, depois que li comecei trabalhar melhor no marketing e a coisa foi pra frente mesmo nos piores dias, obrigado
    um bob pra descontrair desse jogo burocratico

Data de Ingresso
    Jan 2014
    Peso da Avaliação
    8
    Citação Postado originalmente por roxz Ver Post
    OK, o Mercado Product Ads gera um gasto de quanto por mês?

Pois eu vi os Planos lá e o menor é de R$18,00 diário.

Quanto você gasta por mês? Tem como alterar o valor desse Plano?
    Esses planos limitam o valor por dia que você está disposto a gastar, mas aquele valor é o máximo que você gastaria por dia, não quer dizer que você vá gastar tudo aquilo. Depende de quantos cliques tiver nos seus produtos.

Se você quiser ativar só para testar, pode ativar o plano 1, de R$ 18,00 máximo por dia, e receberá no máximo 25 cliques por dia. Nele você vai pagar R$ 0,72 por clique que receber.
    Caso goste do resultado, ai aconselho mudar para um plano maior, onde o custo por clique é mais barato. Atualmente estou usando o Plano 4, onde o máximo de cliques por dia é 300 cliques por R$ 110,00, sendo que cada clique que recebo sai R$ 0,36.
    Essa quantidade é o máximo mesmo, mas a quantidade que recebo por dia varia de acordo com a quantidade de produtos que tenho anunciados e do quanto eles interessam para quem está visitando o ML, então tem mês que pago 400 reais, tem mês que pago 300... varia mesmo, mas não é nada absurdo em relação ao quanto ganho com esses cliques.

Só não recomendo para quem vende produtos baratos, pois ai vai pagar de 0,36 a 0,72 para cada um que clicar, e se o produto for muito barato, isso pode comer consideravelmente a margem de lucro.

Dá uma olhada nos planos nesta página: https://publicidade.mercadolivre.com.br/productAds

Abraços!
    Pense Grande - Águias não caçam moscas

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

1. Como aumentar visitas em blog
    Por ClaudioRj no fórum Boteco
    Respostas: 0
    Último Post: 28/05/2014, 12:40
  2. Respostas: 3
    Último Post: 05/01/2014, 20:01
  3. Mercado Livre - Como trancar o dinheiro até chegar o produto
    Por rod8773 no fórum Exportação em Geral