Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Reclame no lugar certo!! Operação Maré vermelha.

  1. #1
    Acesso ao Clube Avatar de emaildocorretor
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Ribeirão Preto
    Posts
    372
    Peso da Avaliação
    8

    Reclame no lugar certo!! Operação Maré vermelha.

    Olá amigos,
    Li esse tópico e achei interessante compartilhar com vocês.
    segue abaixo.
    Como a revolta é grande, acabamos colocando a boca no trombone (até por que os impostos que pagamos TODOS OS DIAS nos dão direito de reclamar SIM). Porém, temos relativamente pouco tempo de cultura como consumidores DE VERDADE e, invariavelmente, reclamamos nos lugares errados (ou que dão pouco resultado no final das contas).

    Foi percebendo isso que um leitor do BJC que trabalha na Receita Federal resolveu escrever explicando melhor como proceder para reclamar sobre o assunto. Ele pediu para não ser identificado, por isso chamaremos ele de Luke .

    Luke afirma em seu e-mail que a Receita possui profissionais competentes e que o problema é realmente estrutural. Diz também que existe um lugar certo para reclamarmos desse problema que envolve as nossas compras internacionais. O texto do Sr.Luke é muito bom, portanto vou reproduzir abaixo quase tudo o que ele escreveu. Vale a pena ler:

    JC, boa tarde.

    Trabalho na Receita Federal do Brasil, também sou colecionador de DVDs e BDs, frequento sua página já há muito tempo e admiro o seu trabalho. Estou escrevendo para lhe pedir um favor. Sugira aos frequentadores do seu blog que em vez de ficarem de mimimi no Twitter, que entrem na página da ouvidoria do Ministério da Fazenda http://portal.ouvidoria.fazenda.gov.br/ouvidoria/ e registrem a sua queixa quanto à demora na liberação de encomendas.

    A RFB é um dos poucos órgãos públicos brasileiros que pena com a falta de funcionários, acredite. Enquanto prefeitos, governadores e deputados têm que ficar inventando cargos para colocar seus assessores, aqui, por exemplo, na agência que chefio, temos três servidores para atender a mais ou menos 300.000 pessoas físicas e, obviamente, mais algumas milhares de pessoas jurídicas ativas. É insano e o trabalho nas alfândegas não é diferente.

    A RFB tem um dos melhores quadros de servidores do Brasil, nosso concurso não é difícil à toa. Existe um filtro mesmo e tem que ser assim porque o trabalho é complexo. A liberação das mercadorias não é lenta por despreparo dos servidores, é lenta porque FALTAM servidores. Os administradores da RFB têm consciência disso, mas não conseguem a criação de novas vagas nos concursos para a carreira de auditoria simplesmente porque não têm subsídios para o fazerem. Praticamente não há reclamações formais quanto a atrasos no atendimento ou liberação de encomendas de pessoas físicas. Ora, se ninguém reclama (formalmente) da demora, então, a demora não existe. Ficar de mimimi no Twitter? “Vou xingar muito no Twitter… “?

    Ora, convenhamos, se não há ninguém reclamando formalmente, como é que um superintendente vai chegar para o Secretário da Receita e dizer: “Olhe, estamos precisando de mais servidores. As pessoas estão reclamando que a liberação das encomendas está atrasando demais, etc.”
    Sempre que acontece algum problema em minha agência, quer por nossa culpa ou não, oriento as pessoas a procurarem a ouvidoria. Só assim melhoramos.

    Sugiro, também, que dê uma olhada na Carta de Serviços do Ministério da Fazenda http://www.fazenda.gov.br/carta/carta-rfb.asp que estabelece prazos para o atendimento de diversos serviços prestados pela RFB. Infelizmente, como irá perceber, o desembaraço de mercadorias importadas via Internet http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/rts.htm não têm, na Carta, um prazo máximo estabelecido para conclusão. Creio que essa também seja uma questão a ser levantada junto à ouvidoria.

    Outra coisa, é preciso persistência. No serviço público nada muda de uma hora para outra, é preciso reclamar e cobrar sempre. Só assim, para que o barulho chegue aos ouvidos de quem realmente tem poder para realizar as alterações necessárias.

    Reclamem FORMALMENTE, por favor. Outra coisa, a ouvidoria aqui funciona MESMO.

    Se você concorda ou discorda do que o Luke disse no texto acima sobre os profissionais da Receita, não vem ao caso agora. O que ele tem razão sem dúvida alguma é sobre a nossa postura como consumidores que não acionamos os canais CERTOS para reclamar. Reforçando:
    Portal da ouvidoria:
    http://portal.ouvidoria.fazenda.gov.br/ouvidoria/
    Agora já sabemos a quem recorrer. Tomara que dê certo. Eu já fiz a minha parte, espero que você seja acima de tudo cidadão e também faça a sua, registrando a insatisfação onde ela deve ser REALMENTE registrada.


    Bom amigos, a força esta na nossa união.
    Reclamem...
    Honestidade é um presente caro, não espere isso de pessoas baratas.

  2. #2
    Super Moderador Avatar de Mago
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Localização
    Etiópia
    Posts
    593
    Peso da Avaliação
    8

    Re: Reclame no lugar certo!! Operação Maré vermelha.

    Belo post, Corretor! Concordo com o "Luke", o tal do mimimi é de lascar! Já falei inclusive em alguns posts sobre a inutilidade do "mimimi". Quem não tem preguiça de ler, na maioria das vezes consegue resolver seus problemas.
    Devagar e sempre! O Mago continua na área...vacilou é GOL!

  3. #3
    Member
    Data de Ingresso
    Sep 2011
    Posts
    71
    Peso da Avaliação
    9

    Re: Reclame no lugar certo!! Operação Maré vermelha.

    Fiz minha reclamação!
    Coloquei uns exemplos reais que estão acontecendo comigo pra eles verem.
    Não me puxe para o sol, procure uma sombra !!!!

  4. #4
    Junior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Posts
    24
    Peso da Avaliação
    0

    Re: Reclame no lugar certo!! Operação Maré vermelha.

    isso nao e questão de falta de gente para trabalhar to com uma encomenda encaminhada para RFB a 40 dias e nao saiu de la numca vi isso acontecer entao derrepende dobrou o numero de encomendas? claro que não isso e safadeza desse governo de merda. Eu prefiro menos fiscais assim tem menos fiscalização e taxaçoes.

  5. #5
    Acesso ao Clube Avatar de emaildocorretor
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Ribeirão Preto
    Posts
    372
    Peso da Avaliação
    8

    Re: Reclame no lugar certo!! Operação Maré vermelha.

    rafaimp, acredito que cada um tem direito a sua opinião.
    Nesse caso, acho que quanto mais rápido melhor. Claro que NINGUÉM GOSTA DE PAGAR IMPOSTO para esse governo corrupto e desorganizado que temos, mas mesmo com a taxa acredito que o lucro menor mais o giro maior acaba compensando.
    Imagina amigo, eu to com encomendas com 120 dias de atraso. Mesmo pagando as taxas, pensando que a mesma chega-se com 28 dias, eu teria vendido 4 vezes e ganhado o dinheiro que hoje não tenho pela encomenda estar retida.
    É tenso demais
    Honestidade é um presente caro, não espere isso de pessoas baratas.

  6. #6
    Acesso ao Clube Avatar de felipe_bocao
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Divinópolis - MG
    Posts
    52
    Peso da Avaliação
    8

    Re: Reclame no lugar certo!! Operação Maré vermelha.

    Isso é uma bela faca de dois "legumes"...

    Se continuamos sem reclamar as encomendas continuam demorando séculos mas sem taxação na maioria dos casos..
    Se Reclamamos veemente, e vai que cola, colocam mais 20 agentes a mais em cada unidade da receita pegando tudo e todos e enfiando a faca...

    Quem aí vai fazer um cálculo palpável de qual a melhor opção

    Minha opinião: sou mais ficar na miúda mesmo, do jeito que está estou sendo favorecido pela falta de agentes...
    Um por todos e todos contra a carga tributária do Brasil, rsrs

  7. #7
    Super Moderador Avatar de Mago
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Localização
    Etiópia
    Posts
    593
    Peso da Avaliação
    8

    Re: Reclame no lugar certo!! Operação Maré vermelha.

    Eu vejo da seguinte forma:

    - Supondo que terá mais agentes trabalhando, no caso da taxação ser absurda, o tempo do pedido de revisão será (teoricamente) MENOR.

    Vocês acreditam realmente que mesmo com mais fiscais trabalhando, aumentaria o índice de taxação??? Acho improvável. O máximo que pode acontecer, ao meu ver, é agilizar o processo. A quantidade de mercadoria é IMENSA, não tem como sair taxando tudo. Lembrando que, quanto mais eles taxarem, mais trabalho terão pela frente, ou seja, mais pedidos de revisão. Eu vejo dessa forma... Sou a favor da lei, desde que se cumpram os prazos.
    Devagar e sempre! O Mago continua na área...vacilou é GOL!

  8. #8
    Junior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Posts
    24
    Peso da Avaliação
    0

    Re: Reclame no lugar certo!! Operação Maré vermelha.

    do jeito que a coisa ta feia a unica coisa que ta valendo compra la fora e suplementos com esse dolar a 2 reais eu parei de compra eletronicos pois não ta valendo a pena o custo e dolar alto VS imposto+demora=prejuizo.

  9. #9
    Banido
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Posts
    160
    Peso da Avaliação
    0

    Re: Reclame no lugar certo!! Operação Maré vermelha.

    o dolar esta caro tudo tributado demora na entrega

Tópicos Similares

  1. Operação Maré Vermelha - Reclame com seu Senador!
    Por Tsunami-sama no fórum Discussão Geral
    Respostas: 14
    Último Post: 24/06/2014, 14:38
  2. Eu comprei na loja Pandawill e td deu certo
    Por zZRammsteinzZ no fórum Discussão Geral
    Respostas: 28
    Último Post: 14/03/2013, 14:13
  3. Operação Recife - Receita e Polícia Federal
    Por apvfilho no fórum Boteco
    Respostas: 4
    Último Post: 06/11/2012, 20:33
  4. Maré vermelha
    Por emersonramos no fórum Entrega e Frete
    Respostas: 19
    Último Post: 02/08/2012, 18:00
  5. Compre um bom lugar para equipamentos automotivos
    Por apoao no fórum Grandes Compras
    Respostas: 0
    Último Post: 22/02/2012, 04:29

Marcadores

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •