Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 54

Tópico: Saiba o lugar CERTO para reclamar dos atrasos nas entregas RFB

  1. #1
    Member
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Localização
    Sergipe
    Posts
    31
    Peso da Avaliação
    0

    Lightbulb Saiba o lugar CERTO para reclamar dos atrasos nas entregas RFB

    Srs,

    Abaixo posto um texto que pode ser acessado pelo link http://bjc.uol.com.br/2010/08/13/sua-encomenda-internacional-esta-atrasada-reclame-no-lugar-certo/ onde consta a depoimento de um funcionário da RFB que diz (acertadamente em minha opinião) que nós, importadores, não estamos reclamando no lugar certo.
    Veja por que:

    TEXTO:
    Como a revolta é grande, acabamos colocando a boca no trombone (até por que os impostos que pagamos TODOS OS DIAS nos dão direito de reclamar SIM). Porém, temos relativamente pouco tempo de cultura como consumidores DE VERDADE e, invariavelmente, reclamamos nos lugares errados (ou que dão pouco resultado no final das contas).

    Foi percebendo isso que um leitor do BJC que trabalha na Receita Federal resolveu escrever explicando melhor como proceder para reclamar sobre o assunto. Ele pediu para não ser identificado, por isso chamaremos ele de Luke .

    Luke afirma em seu e-mail que a Receita possui profissionais competentes e que o problema é realmente estrutural. Diz também que existe um lugar certo para reclamarmos desse problema que envolve as nossas compras internacionais. O texto do Sr.Luke é muito bom, portanto vou reproduzir abaixo quase tudo o que ele escreveu. Vale a pena ler:


    JC, boa tarde.

    Trabalho na Receita Federal do Brasil, também sou colecionador de DVDs e BDs, frequento sua página já há muito tempo e admiro o seu trabalho. Estou escrevendo para lhe pedir um favor. Sugira aos frequentadores do seu blog que em vez de ficarem de mimimi no Twitter, que entrem na página da ouvidoria do Ministério da Fazenda e registrem a sua queixa quanto à demora na liberação de encomendas.

    A RFB é um dos poucos órgãos públicos brasileiros que pena com a falta de funcionários, acredite. Enquanto prefeitos, governadores e deputados têm que ficar inventando cargos para colocar seus assessores, aqui, por exemplo, na agência que chefio, temos três servidores para atender a mais ou menos 300.000 pessoas físicas e, obviamente, mais algumas milhares de pessoas jurídicas ativas. É insano e o trabalho nas alfândegas não é diferente.

    A RFB tem um dos melhores quadros de servidores do Brasil, nosso concurso não é difícil à toa. Existe um filtro mesmo e tem que ser assim porque o trabalho é complexo. A liberação das mercadorias não é lenta por despreparo dos servidores, é lenta porque FALTAM servidores. Os administradores da RFB têm consciência disso, mas não conseguem a criação de novas vagas nos concursos para a carreira de auditoria simplesmente porque não têm subsídios para o fazerem. Praticamente não há reclamações formais quanto a atrasos no atendimento ou liberação de encomendas de pessoas físicas. Ora, se ninguém reclama (formalmente) da demora, então, a demora não existe. Ficar de mimimi no Twitter? “Vou xingar muito no Twitter… “?

    Ora, convenhamos, se não há ninguém reclamando formalmente, como é que um superintendente vai chegar para o Secretário da Receita e dizer: “Olhe, estamos precisando de mais servidores. As pessoas estão reclamando que a liberação das encomendas está atrasando demais, etc.”
    Sempre que acontece algum problema em minha agência, quer por nossa culpa ou não, oriento as pessoas a procurarem a ouvidoria. Só assim melhoramos.

    Sugiro, também, que dê uma olhada na Carta de Serviços do Ministério da Fazenda que estabelece prazos para o atendimento de diversos serviços prestados pela RFB. Infelizmente, como irá perceber, o desembaraço de mercadorias importadas via Internet não têm, na Carta, um prazo máximo estabelecido para conclusão. Creio que essa também seja uma questão a ser levantada junto à ouvidoria.

    Outra coisa, é preciso persistência. No serviço público nada muda de uma hora para outra, é preciso reclamar e cobrar sempre. Só assim, para que o barulho chegue aos ouvidos de quem realmente tem poder para realizar as alterações necessárias.

    Reclamem FORMALMENTE, por favor. Outra coisa, a ouvidoria aqui funciona MESMO.


    Se você concorda ou discorda do que o Luke disse no texto acima sobre os profissionais da Receita, não vem ao caso agora. O que ele tem razão sem dúvida alguma é sobre a nossa postura como consumidores que não acionamos os canais CERTOS para reclamar. Reforçando:

    Página da ouvidoria do Ministério da Fazenda
    Agora já sabemos a quem recorrer. Tomara que dê certo. Eu já fiz a minha parte, espero que você seja acima de tudo cidadão e também faça a sua, registrando a insatisfação onde ela deve ser REALMENTE registrada.


    Pessoal, agora é encher a caixa da ouvidoria de reclamações para ver se a coisa melhora. Mas é preciso saber, antes de tudo, se seu problema é com a liberação na aduana (RFB) ou se é com os Correios que, quase nunca, têm culpa desses atrasos, pois quem tem mais experiência nas importações, sabe bem que o problema maior é a demora na liberação pelas alfândegas.

    Além disso, aqui não é a Ouvidoria da RFB, mas postem aqui suas opiniões, dúvidas, sugestões e relatos para enriquecermos este tópico.

  2. #2
    Member
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Localização
    Sergipe
    Posts
    31
    Peso da Avaliação
    0
    Agora que me dei conta de que o texto foi publicado em 2010 e, de lá pra cá, quase nada mudou. Motivo: o brasileiro mais faz mimimi pelas redes socias, protesto na rua e xilique do que busca saber as fontes corretas para reclamar. Vamos ver se nós aqui mudamos isso, afinal, somos ou não uma COMUmNIDADE?

  3. #3
    Senior Member Avatar de Walter Morais
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Localização
    BH
    Posts
    304
    Peso da Avaliação
    6
    Truta, você esqueceu de postar o link pra mandar a reclamação:
    https://ouvidoria.fazenda.gov.br/sis...caoInternet.so

    Outra coisa:
    Mesmo aqueles que ja receberam suas encomendas de outubro e novembro seria bom fazer a reclamação mesmo assim, só pra ficar registrado lá o TOTAL DESCASO q é culpa deles.

    É o que eu vivo falando pra galera aqui, xingam os chinas quando o problema é a receita brasileira.
    Xingam os carteiros quando o problema é que passaram o endereço errado e por ai vai...

    Na minha faculdade tbem vejo isso, tem os representantes discente e ninguém procura os caras, e os alunos ficam o dia inteiro reclamando em grupos de facebook e fazendo abaixos assinados q não resolvem nada.
    Sendo q era só uma pessoa ir procurar um dos dois representantes e reclamar com um deles, só isso.
    E a gente já escreveu isso fora a fora nos grupos do facebook e não adianta nada, ate pra reclamar de pao de queijo murcho na cantina os caras brigam nas filas e fazem abaixo assinado.

    Já rolou casos de reclamações perdurarem por anos nos corredores e um de nós foi lá e reclamou direto com o diretor da escola e o cara falou: _sério que rola isso? como q ninguém me avisou?
    Dai ele saiu de tras da mesa, desceu 2 andares e resolveu a treta de anos em minutos.
    Última edição por Walter Morais; 15/01/2014 às 11:45.

  4. #4
    Member
    Data de Ingresso
    Dec 2013
    Localização
    Barreiras/BA
    Posts
    33
    Peso da Avaliação
    0
    Bom texto, brasileiro mão tem o hábito de reclamar seus direitos mesmo. A propósito que blog é esse BJC?

  5. #5
    Senior Member Avatar de Walter Morais
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Localização
    BH
    Posts
    304
    Peso da Avaliação
    6
    Citação Postado originalmente por Renan Kuhn Ver Post
    A propósito que blog é esse BJC?
    Pelo jeito brasileiro tbem tem preguiça de clicar no link do post inicial

  6. #6
    Member
    Data de Ingresso
    Dec 2013
    Localização
    Barreiras/BA
    Posts
    33
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Walter Morais Ver Post
    Pelo jeito brasileiro tbem tem preguiça de clicar no link do post inicial
    kkkkk verdade, fui ler o depoimento e passou batido o link. Valeu!

  7. #7
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Localização
    sao paulo
    Posts
    208
    Peso da Avaliação
    6
    alguem jah ligou para o 0800 da ouvidoria do Ministério da Fazenda?

  8. #8
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Localização
    Teresina
    Posts
    234
    Peso da Avaliação
    6
    vou reclamar la agora!

  9. #9
    Junior Member
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Localização
    Jundiaí
    Posts
    24
    Peso da Avaliação
    0
    ja fiz a minha reclamação na ouvidoria

  10. #10
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Dec 2013
    Localização
    São Paulo
    Posts
    495
    Peso da Avaliação
    6
    Acho que é bem por ai, não importa se é um encomenda com um monte de camisetas com valor menor tentando não pagar as taxas de importação ou se é algo tudo nos conformes, é um direito do cidadão e tem que chegar em um prazo viável.

    O funcionário da RF não tem culpa, mas sim o governo que não aloca recursos adequados para dar conta da demanda na alfandega e por tabela ferra todo mundo que usa o serviço postal seja o pequeno importador, empresa que compra matéria prima, o sujeito que compra remédio com receita e por ai vai.

    Temos que mandam e-mails nesses sites do governo com reclamações de forma que eles tomem vergonha na cara e consertem isso.

    Lembrando que temos que fazer isso de forma cordial sem ofender ninguém por que do outro lado tem um sujeito que também está ganhando o pão dele.
    Última edição por Jack4dedos; 15/01/2014 às 11:28.

Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo

Tags para este Tópico

Marcadores

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •