Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 11

Tópico: Devolução indevida ao remetente.

Junior Member
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Peso da Avaliação
    0

Devolução indevida ao remetente.

Muito bom dia! Vou pedir orientação aos mais experientes do fórum de como devo proceder nesta situação que ocorreu comigo. Foi assim: no dia 14/11 realizei a compra de dez camisetas no site da Aeropostale perfazendo o valor total de R$ 179,87 e paguei mais R$ 133,58 pelo frete priority mail da USPS (2º mais econômico),somando um total de R$ 313 pela compra.

Apesar de um pequeno atraso na entrega, minha encomenda chegou à minha caixa postal sem ser tributado na alfândega e dentro de um prazo razoável no dia 15 de dezembro: ou seja antes do Natal, conforme eu pretendia. Mas qual não foi a minha surpresa quando no dia seguinte veriquei no rastreador que a encomenda tinha sido devolvida para o remetente porque o destinatário não tinha comparecido para retirar?! Já no dia 16 pela manhã, fui à agência cobrar explicações, e para a minha consternação, o objeto tinha sido devolvido indevidamente porque a funcionária que tinha feito a caixa postal para mim, simplesmente não a tinha ativado. Os funcionários cosntataram o erro, pediram desculpas e se comprometeram em ligar para a Unidade de Tratamento em São Paulo, onde já se encontrava a encomenda, solicitando a sua devolução. Até que no dia 17/12 o objeto iniciou seu caminho de retorno para o Rio, mas chegando na Unidade de Distribuição daqui, outro erro, já que não identificaram que o produto estava sendo requisitado de volta e mandaram para São paulo de novo!

Conclusão: minhas camisas se encontram paradas desde o dia 22/12 na Unidade de Fiscalização Aduaneira em São Paulo e seguem seu rumo inexorável de volta aos E.U.A. Já entrei em contato com a agência que cometeu o erro e fiz a reclamação pelo 0800 725 0100 dos Correios e ambos me asseguraram que as possibilidades de resgate são mínimas quando a encomenda chega à essa unidade de fiscalização aduaneira, pois nenhuma unidade dos correios tem contato direto com ela. Também abri uma PI pelo site dos Correios e eles tem até cinco dias úteis para me dar uma posição sobre o ocorrido. Enfim, gostaria de uma orientação de como devo proceder agora no caso de a encomenda ser mesmo devolvida para os E.U.A.

Ah! O número de rastreio dele é CB 105 122 247 US

Que medidas judiciais ou administrativas eu deveria tomar que ressarcissem todo esse dinheiro, que para alguns pode ser pouco, mas que para mim seria um prejuízo considerável.
    Dicas e ideías de negócios online, você encontra em:

Seu Bom Negócio Online

Administrador Avatar de ECJ
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Peso da Avaliação
    10
    Primeiro, os Correios não se responsabilizam por conteúdo e valor do mesmo. Apenas pelo valor declarado no seguro em caso roubo ou extravio. O que não foi o caso.
    A única saída que vejo para você agora, é explicar o caso para a administração do site requerendo reembolso ou reenvio da sua encomenda. Afinal, eles são responsáveis por garantir que o produto adquirido chegue até você, e neste caso ele está retornando por motivo alheio à sua vontade e acima da sua capacidade de intervenção. Em último caso, você tem até o direito de efetuar charge back da sua compra.
    Entrar com uma ação contra a agência dos Correios, na minha opinião, seria inviável.

Boa sorte!

Evite punições e advertências: Regras Gerais do Importa Brasil

Senior Member Avatar de bunker94
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Peso da Avaliação
    6
    Total erro dos correios o funcionário abriu status para retirada na agência e logo no dia seguinte ele encaminha a devolução .... isso é burrice apesar da caixa postal não está ativa era só ativar mais tem
    Funcionário que é burro quer Serguir o protocolo da empresa que está errado....bastava o funcionário dar o jeito dele e pronto......

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Acesso ao Clube
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Peso da Avaliação
    7
    Citação Postado originalmente por ECJ Ver Post
    Primeiro, os Correios não se responsabilizam por conteúdo e valor do mesmo. Apenas pelo valor declarado no seguro em caso roubo ou extravio. O que não foi o caso.
    A única saída que vejo para você agora, é explicar o caso para a administração do site requerendo reembolso ou reenvio da sua encomenda. Afinal, eles são responsáveis por garantir que o produto adquirido chegue até você, e neste caso ele está retornando por motivo alheio à sua vontade e acima da sua capacidade de intervenção. Em último caso, você tem até o direito de efetuar charge back da sua compra.
    Entrar com uma ação contra a agência dos Correios, na minha opinião, seria inviável.

Boa sorte!
    Só um aviso, muito cuidado com charge back. Legalmente só pode efetuar o charge back se o seu cartão foi roubado ou clonado. Você não tem o direito de pedir charge back porque o seu produto chegou com defeito, se não gostou do produto ou até mesmo se o produto não chegou, há outros meios legais de você '' correr '' atrás do seu prejuizo, pois charge back é considerado estelionato e isso pode lhe render problemas. Obs.: Não sou eu que estou falando, foi uma explicação que tive de uma professora de direito do consumidor da faculdade.

Junior Member
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Peso da Avaliação
    0
    Realmente não acho legal pedir charge back nesse caso, até porque a loja e o armazém redirecionador cumpriram todos os prazos e não tiveram nenhuma responsabilidade sobre o ocorrido. No meu entender quem deveria me ressarcir, nem que fosse pelo alto valor do frete, deveria ser os Correios.
    Dicas e ideías de negócios online, você encontra em:

Seu Bom Negócio Online

Administrador Avatar de ECJ
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Jacksonjlm Ver Post
    Só um aviso, muito cuidado com charge back. Legalmente só pode efetuar o charge back se o seu cartão foi roubado ou clonado. Você não tem o direito de pedir charge back porque o seu produto chegou com defeito, se não gostou do produto ou até mesmo se o produto não chegou, há outros meios legais de você '' correr '' atrás do seu prejuizo, pois charge back é considerado estelionato e isso pode lhe render problemas. Obs.: Não sou eu que estou falando, foi uma explicação que tive de uma professora de direito do consumidor da faculdade.
    Não tenho certeza disso e a princípio não concordo, pois segundo meu entendimento sobre o que li das questões jurídicas sobre charge back, o consumidor só pode ser incriminado caso seja configurada a má fé. E por isso disse em último caso, pois se a empresa se recusa a reembolsar um mercadoria que não foi entregue e que já recebeu de volta, isso pode ser interpretado como violação/quebra de contrato o que, segundo a própria lei, dá legitimidade ao charge back. Não existe má fé onde o consumidor não se beneficia ilegitimamente. Então, se ela afirmou genericamente que charge back é estelionato, já está errada pois há dois casos em que é legítimo: Não reconhecimento da compra e quebra/violação de contrato. Mas de fato seria bom se alguém que realmente conheça o tema, pudesse esclarece isso quanto a este caso específico.

Evite punições e advertências: Regras Gerais do Importa Brasil

Data de Ingresso
    Oct 2013
    Peso da Avaliação
    6

Aconteceu comigo em uma venda depois de 3 meses , dessa vez p mercado pago me salvou, vendedor deve ter ficado bolado pois eu tinha o endereço e os contatos dele...

Ele tinha me pedido o número da venda feita para ele mandei . Minutos depois fiquei com menos 90 na minha conta justamente na conta dele.
    Ele tinha mudado nome de usuário , e-mail ....

http://www.cursodeecommerce.com.br/blog/chargeback/

Última edição por bunker94; 03/01/2015 às 20:43.

Acesso ao Clube
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Peso da Avaliação
    7
    Citação Postado originalmente por ECJ Ver Post
    Não tenho certeza disso e a princípio não concordo, pois segundo meu entendimento sobre o que li das questões jurídicas sobre charge back, o consumidor só pode ser incriminado caso seja configurada a má fé. E por isso disse em último caso, pois se a empresa se recusa a reembolsar um mercadoria que não foi entregue e que já recebeu de volta, isso pode ser interpretado como violação/quebra de contrato o que, segundo a própria lei, dá legitimidade ao charge back. Não existe má fé onde o consumidor não se beneficia ilegitimamente. Então, se ela afirmou genericamente que charge back é estelionato, já está errada pois há dois casos em que é legítimo: Não reconhecimento da compra e quebra/violação de contrato. Mas de fato seria bom se alguém que realmente conheça o tema, pudesse esclarece isso quanto a este caso específico.
    Não irei argumentar pois não possuo conhecimento o suficiente para o mesmo, apenas ''repassei'' o que foi dito, tanto, que ela comparou também com o estorno de cheque que também não pode ser feito a não ser no caso de furto. Mas vou procurar saber melhor sobre.

Data de Ingresso
    Oct 2013
    Peso da Avaliação
    6
    O problema em si foi da funcionária dos correios pelo que eu li os correios errarão duas vezes ....

Data de Ingresso
    Oct 2013
    Peso da Avaliação
    6

O jeito é pagar 133,56 graças a Deus 133 não vai te fazer falta, faz isso vai ao juizado pequenas causas , procom ... No mínimo a funcionária Leva uma suspensão e perde uns benefícios ou e mandada embora sem seus direitos... Só pelo fato da funcionária não ter ativado a caixa postal te deu um prejuízo de 133,00

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

1. Devolução super rápida
    Por nogueira no fórum Entrega e Frete
    Respostas: 2
    Último Post: 09/09/2014, 19:06
  2. Respostas: 0
    Último Post: 08/07/2014, 10:25
  3. Respostas: 16
    Último Post: 27/02/2014, 16:00
  4. Aliexpress - Devolução de dinheiro (refund)
    Por nikaway no fórum Discussão Geral
    Respostas: 1
    Último Post: 12/08/2013, 12:58
  5. Devolução no PayPal
    Por Pityer no fórum Pagamento
    Respostas: 2
    Último Post: 01/02/2012, 14:31

Marcadores

Permissões de Postagem