Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 57

Tópico: Lista negra da taxação

Member
    Data de Ingresso
    Aug 2011
    Peso da Avaliação
    8

Lista negra da taxação

Olá pessoal, post informacional para iniciantes:

Vamos aos fatos:
    Importo em grandes quantidades, sobre taxação a dúvida que paira é: EXISTE LISTA NEGRA DE PESSOAS QUE IMPORTAM COM FREQÜÊNCIA E SÃO MAIS VEZES TAXADOS? (leiam o texto no final do post)

Acredito que sim, importo em média 200 produtos por mês, é o quarto mês que estou nessa grande quantidade, produtos onde cada unidade custa em média $15-$20, e geralmente peço oito por pacote, o qual tem dimensões pequenas ou medianas.

Conversando com outros vendedores na mesma situação, é unânime, não importa valor de item (se $1 ou $50), não importa quantidade de pacotes, não adianta mandar dividir 500 itens em 500 pacotes, não adianta tentar burlar, não adianta postar em dias diferentes. Quem importa mais, com o tempo ficará mais visado, e será mais freqüentemente taxado.

Não é para desencorajar usuários a importarem (eu continuarei importando), é simplesmente para usuários iniciantes ou importadores de final de semana, se você crescer um bocado e começar a importar em maiores quantidades, vai pagar imposto mesmo que a força. A não ser que use formas de envio das mais baratas e menos visadas, inviáveis para grandes vendedores, como first class (aqui o problema são os extravios, não tem imposto, mas tem extravio).

A importação para pequenos importadores no Brasil é complicada, vale lembrar que o Importa Fácil cobra 60% + ICMS + 5% se o invoice não estiver anexado + R$ 150,00,00 de "taxa" de desembarque, e tudo isso limitado até $3.000,00 mensais. Ou seja, esse limite do importa fácil não entra nem para pequenos importadores, é para mini small pequenos importadores. Para valores maiores que $3.000,00 faz se uso do RADAR. Sobre tributações, leiam o texto enviado pelo usuário Guz:
    http://www.techtudo.com.br/artigos/noti ... rasil.html

Segue texto, destinado principalmente a iniciantes, extraído do próprio fórum:

"Pessoal,

Essa história de GIFT é lenda.

Já fiz mais de 500 compras no exterior e escapei da tributação na maioria das vezes, fui taxado em algumas, impugnei valores atribuídos, recorri administrativamente, tive reuniões com chefes de tributação etc.

Enfim, é um tema no qual tenho certa experiência (além do que minha formação é de advogado tributarista, apesar de que não exerço mais a advocacia).

Vamos lá.

O que pode ser tributado?

Sobre o envio de mercadorias por correio internacional ou serviço de courier (fedex, UPS etc) não incide a tributação normal (Imposto de Importação (II) + Imposto sobre produto industrializado (IPI) + ICMS etc), neste caso existe o chamado regime da tributação simplificada que significa que sobre a encomenda (valor do bem + valor do frete + seguro (se houver)) incide a alíquota de 60% (essa é a regra geral, em alguns estados como MG incide ainda o ICMS).

Existe isenção?

Sim, são isentas as encomendas cujo valor (de novo: valor do produto + frete + seguro) não exceda US$ 50,00 (cinquenta dólares americanos) e tanto o remetente quanto o destinatário sejam pessoas físicas. Assim, não importa se vc comprou na Amazon um de BD que com o frete somado ficou em 20 dólares, se a Receita Federal quiser cobrar o imposto ela pode. Não adianta pedir como GIFT, não faz diferença pq a Amazon é pessoa jurídica.

Por que às vezes sou taxado e às vezes não?

Já tive a oportunidade de conversar com vários fiscais (tanto no RJ (Galeão) quanto em SP (Viracopos) e a resposta é sempre a mesma, o volume de encomendas é muito grande (especialmente agora que o dolar está baixo) e a quantidade de fiscais é pequena, então é por amostragem. Pacotes pequenos em geral passam batido, pacotes que chamam a atenção pelo tamanho ou pela embalagem (logotipo grande de alguma loja famosa) em geral não escapam. Mas, mesmo um pacote pequeno e de valor baixo pode dar azar de cair na mão de um funcionário que acordou azedo e aí, já sabe...

Existe a tal "lista negra"?

Oficialmente não, mas dois fiscais já me disseram que pessoas que costumam receber pacotes com muita frequencia acabam recebendo um "tratamento especial" (leia-se ser taxado com mais frequencia). Se é verdade ou não, não sei, foi o que ouvi.

O que fazer se for tributado?

Se a tributação estiver sobre o valor correto, pague. Se o valor arbitrado for superior ao da compra (produto + frete, sempre) vc pode recorrer. Em geral a própria agencia dos correios possui um formulário específico, basta preencher e anexar cópia do "invoice" (NF) ou da fatura do CC.

Vale lembrar que em muitos casos, mesmo com o imposto ainda fica mais barato que comprar aqui no "Brasiu"."

Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Peso da Avaliação
    0

Re: Lista negra da taxação

Cara, muito boa sua explicação.
    Comecei a Importar produtos "Made In China" no inicio do ano passado. Vendia produtos no Mercado Livre via Dropshipper, tava tendo um faturamento de R$ 5.000,00 reais mensais, tava tudo lindo, maravilhoso, não demorou o ML descobrir minha "malandragem". Final das contas, fui banido, tomei um prejuízo de R$ 3.000,00 do cartão de crédito. Tive que arrumar um outro emprego pra bancar minha faculdade e pagar minhas contas. Ainda importa algumas coisinhas, mas não desisti que montar um Empresa de importação e ganhar a vida com isso, me identifiquei muito com o trabalho, mas agora vou com mais calma, pesquisar o mercado e trabalhar em um nicho específico de produto. Obrigado pela colaboração, espero mantermos contatos.

Junior Member
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Peso da Avaliação
    0

Citação Postado originalmente por importandotudo
    Comecei a Importar produtos "Made In China" no inicio do ano passado. Vendia produtos no Mercado Livre via Dropshipper, tava tendo um faturamento de R$ 5.000,00 reais mensais, tava tudo lindo, maravilhoso, não demorou o ML descobrir minha "malandragem". Final das contas, fui banido, tomei um prejuízo de R$ 3.000,00 do cartão de crédito. Tive que arrumar um outro emprego pra bancar minha faculdade e pagar minhas contas. Ainda importa algumas coisinhas, mas não desisti que montar um Empresa de importação e ganhar a vida com isso, me identifiquei muito com o trabalho, mas agora vou com mais calma, pesquisar o mercado e trabalhar em um nicho específico de produto. Obrigado pela colaboração, espero mantermos contatos.

Oque o mercado livre descobriu? é errado fazer dropshipping?
    Oque vc vendia?

Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Peso da Avaliação
    0

Citação Postado originalmente por mimi

Oque o mercado livre descobriu? é errado fazer dropshipping?
    Oque vc vendia?
    Sim! O mercadolivre não permite vendas por Dropshipper. Um modo de você "burlar" o site é fazendo anúncios em editores de imagem para dizer que o produto vem da CHINA, eu usava Corel Draw, você salva a imagem tipo JPEG e colocar na aba de descrição do produto.

Eu vendia um pouco de tudo, Tablet xingling, fones de ouvido, acessórios para Video Game e ntre outras coisas; Hoje eu não estou trabalhando no Mercado Livre fui banido e com muito custo consegui reativar minha conta porém toda vez que um cliente deposita um dia na minha conta Mercado Pago, o site confisca ele e não me dá explicações. Assim fica difícil de trabalhar né?!

Banido
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Peso da Avaliação
    0

Fazer Dropshiping nao e Errado, e contra a politica do Mercadolivre.
    Por que todo mundo quer saber o que a gente vende no Mercadolivre e toda oferta, e nao tem criatividade para procurar algo por si prorpio.

Junior Member
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Peso da Avaliação
    0

Obrigada pela sua resposta!! Eu não vendo pelo mercado livre, mais faço dropshiping.

e R4TO, eu perguntei o que ele vendia para entender melhor pq foi banido!
    Eu já vendo as minhas coisas, e estou mto satisfeita com o nicho que escolhi. Já pensei em vender eletrônicos e tal, mais não é minha praia pq não entendo nada, não estou por dentro dos preços de mercado e não tenho coragem de importar eletrônicos, nem pra uso pessoal..

Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Peso da Avaliação
    0

MIMI,
    Onde você vende seus produtos? você tem site próprio? Estou procurando um novo modo de anunciar meus produtos poderia me dá alguma dica?

Banido
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Peso da Avaliação
    0

Eu acho que estou na lista negra , eu fui no correio e a menina falou para a outra todas encomendas dele estão sendo taxadas acho que ele esta na lista , meu irmão nunca foi taxado , ele começou pedir com mais frequencia agora tudo é taxado o endereço de entrega é da casa da minha mãe pq tem sempre alguem para receber, eu fiz pedidos no nome do meu pai que é o mesmo que o meu sem o nome do meio e o papel da receita vem no meu nome , por isso acho que estou marcado

Junior Member
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Peso da Avaliação
    0

MIMI,
    Onde você vende seus produtos? você tem site próprio? Estou procurando um novo modo de anunciar meus produtos poderia me dá alguma dica?
    Oi Importandotudo,
    eu vendo em uma loja virtual que pago bem baratinho por mês. eu comecei agora, nunca tinha importado, descobri os fornecedores totalmente por acaso!! estudo web design, então comecei a montar a loja de brincadeira.. do nada deu certo
    Eu divulgo a lojinha somente pelo facebook. em troca de um produto, uma menina divulga minha loja nas páginas dela... isso funcionou
    muito pra mim.. mas varia de acordo com o tipo de produto que vc vende e qual o seu publico alvo!

Acesso ao Clube Avatar de Kami Kaze
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Peso da Avaliação
    6
    ESPERO QUE UMA PESSOA COM PACIÊNCIA ME RESPONDA ESSA.

ESTOU COM UMA DÚVIDA TREMENDA AQUI. QUAIS SÃO OS PAÍSES QUE PODEMOS TER A CERTEZA QUE PODEMOS SER TAXADOS? AMÉRICA DO SUL TAMBÉM TAXAM FREQUENTEMENTE?

Por favor, só responda se for paciente!

Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

1. EMS é taxação na certa?
    Por calebeco no fórum Entrega e Frete
    Respostas: 65
    Último Post: 13/06/2015, 11:51
  2. Fragtancenet taxação de perfumes
    Por imported_Rogerio no fórum Impostos
    Respostas: 3
    Último Post: 09/10/2014, 13:22
  3. Recorrer de uma taxação - dúvida