Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Retencao Para Esclarecimentos - RPE - Ajuda

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Retencao Para Esclarecimentos - RPE - Ajuda

Boa noite amigos, me chamo Gustavo, sou colecionador de jogos antigos.

Tenho um amigo no USA, que compra pra mim vários itens para minha colecao, em eventos locais na cidade em que ele mora, em compras com membros de grupo de facebook, etc. Ou seja nada tem documentacao pois se trata de algo usado e antigo, vendido por colecionadores e amigos do hobbie.

Acontece que acumulou bastante coisa com ele, e acabou me enviando uma caixa com 16 kg com vários tipos de artigos de jogos antigos. Cartuchos, consoles, acessorios, etc.

Dai recebo em meu rastreio da caixa a ultima atualizacao de "Faltam informações. Sua ação é necessária". Entrei no portal minhas importacoes, adicionei o CPF, e agora esta pendente de documentacao. Clicando nas acoes disponiveis fica assim:

Retencao Para Esclarecimentos - RPE -

A remessa contém bens que revelam destinação comercial. O despacho deverá ser feito por meio de pessoa jurídica vinculada ao destinatário. O destinatário deverá entrar no link ¿Minhas Importações¿ dentro do site dos Correios e apresentar os documentos necessários à retificação da DIR, nos termos dos Art.15, Inciso IV, Art.16 e Art.20 da Portaria COANA n° 82/2017 com nova redação dada pela Portaria COANA n° 72/2018, conforme se segue: 1- CNPJ do destinatário; 2- Comprovantes de aquisição e do pagamento dos bens: Fatura Comercial ou páginas dos sites de compra com a descrição dos bens, extrato do cartão de crédito, etc...; 3- Relação das mercadorias, incluindo quantidades e a respectiva classificação tarifária da Tabela Simplificada de Designação e de Codificação de Produtos (TSP); 4- Declaração formal de que os bens podem ser despachados por DIR já que não há exigência de licenciamento simplificado de importação, após consulta prévia à tabela TSP no Simulador de Tratamento Administrativo - Importação, no Portal Siscomex.

Queria muito saber oq fazer, pois nao tenho documentacao para apresentar.
    Alguem com experiencia poderia me dar uma luz?

Tente argumentar que não é coisa para revenda. Se não aceitarem, provavelmente vais perder tudo. É pequena a chance, mas podem devolver à origem.

Comentário

Obrigado pela resposta TX115.

Entendi. Mas no caso como entro em contato pelo portal minhas importacoes, me explicando sobre o caso? pois la so tem o botao para incluir a documentacao que eles estao pedindo.

Quando vc diz perder tudo, quer dizer oq? que se eles nao aceitarem minhas respostas, a caixa fica retida/apreendida, ou simplesmente volta para o remetente? Pois se voltar, nao seria grande problema, excluindo o prejuizo do frete, é claro. O remetente é um grande amigo meu. Voltando pra ele, seria o a melhor das piores hipoteses, pois eu ainda estaria com meus itens.

Comentário

Escreva o texto explicando a situação e salve como PDF. Anexo no minhas importações como um documento. Aguarde a resposta.

Devolver era a praxe até uns dois anos atrás. Hoje está quase tudo sendo apreendido se você não pagar o imposto/multa (no caso dos objetos que ficam retidos com alguma pendência).

Comentário

Working...
        X