Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lei declara isenção de Impostos em produtos abaixo de 100U$

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Lei declara isenção de Impostos em produtos abaixo de 100U$

Fala galera o tecmundo acaba de divulgar uma materia sobre o assunto.

Um post publicado nesta quinta-feira (30) no site BJC, um dos mais importantes do país voltados para colecionadores de DVD e Blu-ray, está repercutindo bastante entre aqueles que costumam fazer compras internacionais. De acordo com o site, compras feitas em sites de fora do país cujo valor seja abaixo de US$ 100 não podem ser tributadas.

A portaria MF 156, de 24 de junho de 1999, em uma instrução normativa da Receita Federal, afirma que “os bens que integrem a remessa postal internacional de valor não superior a US$ 50 serão desembaraçados com isenção do imposto de importação, desde que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas”. Até aí nenhuma novidade, uma vez que essa é a lei conhecida e aplicada nesses casos.

Entretanto, o BJC chama a atenção para o Decreto-Lei 1.804, de 3 de setembro de 1980, que trata sobre o regime de tributação simplificada das remessas postais internacionais. Em seu artigo II, está escrita a seguinte informação: “Dispor sobre a isenção do imposto de importação dos bens contidos em remessas de valor até cem dólares norte-americanos ou o equivalente em outras moedas, quando destinados a pessoas físicas”.

Ou seja, uma instrução normativa e uma portaria não podem se sobrepor a um Decreto-Lei, devendo ser, portanto desconsideradas. A isenção de imposto se aplica a compras feitas por pessoas físicas, não importando se o remetente é pessoa física ou jurídica. Para quem ainda ficou em dúvidas, o site levantou que há jurisprudência sobre o tema (você pode conferi-las nos três links seguintes: 1, 2 e 3), ou seja, já há decisões da justiça dando parecer favorável ao que se lê no Decreto-Lei 1.804. 

O que você deve fazer?

Caso você seja tributado em uma compra internacional cujo valor seja abaixo de US$ 100, a recomendação é entrar com um pedido de revisão. O site disponibiliza dois modelos de carta (arquivos DOCX), um paracompras abaixo de US$ 50 e outro paracompras abaixo de US$ 100. Esses documentos devem ser preenchidos e entregues à Receita Federal para que o valor de tributação pago seja reembolsado.

Caso isso não aconteça, a solução é entrar com uma ação no Juizado Especial Cível da sua cidade. Como o valor da causa a inferior a 20 salários mínimos, não é necessária a presença de um advogado.

Confiram o link para acessar links úteis. E baixar dois osga referentes a revisão de pedidos. Interessante vamos ver no que dá.

É lei: compras internacionais abaixo de US$ 100 não podem ser tributadas

Acabei de pesquisar essa lei mas ainda não estou confiante para declarar o valor do produto, lembre-se que a nossa justiça é bem demorada, achei muito boa a iniciativa desse rapaz mas ele não disse quanto tempo levou para que o processo fosse ganho. Ainda tenho minhas dúvidas.

Comentário

O governo está com uma campanha de reduzir as compras internacionais, tanto é o valor do dollar, 2,45 e aumentando. Acho difícil essa lei ser realmente crumpida, vamos esperar um pouco parar ver o que acontece. Vou testar nas compras que estão para chegar.

Comentário

os artigos mostrados na matéria estão abertos a interpretação por lei todas as encomendas que entrem em território nacional devem sim ser tributadas oque ele esta fazendo ai é oque um advogado faria dar um jeitinho brasileiro na lei pra se livrar do imposto só que no caso sai mais barato porque você mesmo pode fazer

Comentário

Isso ai, vão continuar sendo tributadas mas vai ter que entrar na justiça para receber o valor pago no tributo, estou com uns produtos em um redirecionador, agora não sei se declaro o valor real.

Comentário

Estranho estar rolando esse buzz hoje, afinal a lei é de 1980!

Mas que seja, tomara que mais gente fique sabendo e mais gente reclame!
            Acesse o Importa Brasil no seu celular: Iphone ou Android
            Evite punições, LEIA AS REGRAS
            Fundador do fórum: Importa Brasil

A informação e o conhecimento são um direito de todos, a informação é livre, e aqui no Importa Brasil ela sempre será!

Comentário

as leis brasileiras são confusas tem que aproveitar as brechas
              Nunca desista de Importar apesar de difícil vale a pena
              https://www.vitacostrewards.com/i8VbczV ganhe 10 dólares de desconto em suplementos

Comentário

Galera, tem um post meu na parte de impostos do forum desde novembro falando disso. Essa matéria esta bem incompleta, e pior de tudo, nem mencionaram o Richie Ninie, responsável pela divulgação de tudo isso. Se quiserem saber o passo a passo: Importar sem Imposto, se quiserem entender o contexo: Liminar Cumprida pelos Correios - Retirando produto sem pagamento do Imposto de Importação - YouTube
                Ganhe uma porcentagem do seu dinheiro de volta comprando em sites americanos.

Comentário

Postado originalmente por Panthro Ver Post

Só foi eu fazer o vídeo que disseminou

by Richie Ninie

Comentário

galera essa informação e muito valiosa, temos sim que reclamar, pois e um direito nosso não e um favor.
                    vi o vídeo do richie ninie e fiquei muito contente em saber que temos uma defesa contra essa roubalheira, tenho uma encomenda de 15 dólares um relógio o qual fui taxado em 57,07 um roubo. vamos nos unir amigos, juntos podemos mudar o sistema.

Comentário

Postado originalmente por Panthro Ver Post

Amigo Panthro,

Essa Lei foi recepcionada pela nossa constituição e continua em pleno vigor!! A base do processo é o art 2° Inciso II.

Att, Dam.

Comentário

O grande problema do brasil é o seguinte, tem leis ultrapassadas, as leis que tem não são cumpridas, e a população não é informada dos seus direitos, e fica na mão daqueles que possuem mais conhecimento o qual deveria ser direito de todos.

Comentário

Novo vídeo do Richie Ninie informando como entrar com a ação, passo a passo: Como Montar sua Ação Judicial sobre Imposto de Importação de Pessoa Física - YouTube
                          Ganhe uma porcentagem do seu dinheiro de volta comprando em sites americanos.

Comentário

Postado originalmente por dam3000 Ver Post
                            Amigo Panthro,

Essa Lei foi recepcionada pela nossa constituição e continua em pleno vigor!! A base do processo é o art 2° Inciso II.

Att, Dam.
                            esse artigo esta aberta a interpretação quando o juiz for julgar a causa ele vai levar isso em consideração as pessoas n estão entendo que isso não é a lei em si mas uma brecha somente

Comentário

Postado originalmente por lucasfong Ver Post
                              esse artigo esta aberta a interpretação quando o juiz for julgar a causa ele vai levar isso em consideração as pessoas n estão entendo que isso não é a lei em si mas uma brecha somente

Concordo Plenamente.

Existe uma Brecha para Interpretação. Provavelmente nos próximos meses teremos uma jurisprudência definitiva a respeito devido o número de processos que acontecerão a partir de agora!

Att, Dam.

Comentário

Working...
                              X