Olá
Tenho um blog de moda e algumas vezes empresas do exterior me doam roupas para vesti-las, tirar fotos e fazer posts sobre a marca fazendo uma propaganda deles. Uma empresa da China de vestidos de festa me manda vestidos para tal finalidade, eu tenho contrato assinado com eles no papel, no entanto sempre que me enviavam chegando no Brasil era cobrado algum imposto em torno de R$50,00 o que era aceitável pela empresa e eles mesmos pagavam.
Porém dessa última vez a Receita Federal barrou o vestido, pois a empresa declarou na nota fiscal que o vestido custava $30,00, quando na realidade custava $160,00. Então a UPS entrou em contato comigo alegando que eu teria que preencher um formulário com anexos de comprovantes do valor pago e etc. Eu expliquei a eles minha situação que era uma peça doada, enviei copia do meu contrato, link do site com o vestido e seu respectivo preço e até print da tela onde eu escolhi a peça que mostrava valor total da compra -$160,00 (menos cento e sessenta). Tudo necessário que comprovava claramente que o vestido era gratuito.
No fim eles me responderam o seguinte. Será cobrada uma taxa no valor de R$1200,00 !
Um absurdo, ou eu estou equivocada? Porque uma taxa tão alta? Devo procurar o Procon?
Obrigada, aguardo respostas!
Voce deve procurar a receita, se possível com e-mail de quem fez a doação, caso ao contrário, mande de volta e pede para te reenviar com presente e como pessoa física. a taxação deveria ser de 60% + icms (+-18%) sobre o preço.
Marcadores