Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 20
    Novato Avatar de rogff
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Peso da Avaliação
    0

Valor menor que $500 tratado como maior - Importa Fácil - Recusa da Receita

Fiz uma compra cujo valor foi U$ 469,90, constando no site de compra como frete grátis. O vendedor declarou no invoice um valor baixo para o produto, não aceito pela Receita, e um valor de frete (uns U$ 250). A Receita arbitrou o valor como acima de U$ 500 e recebi um telegrama dos correios, e orientação para seguir o procedimento do importa fácil. Discuti o valor e enviei o comprovante de compra. A Receita passou a considerar o valor total que paguei como valor da mercadoria e continua considerando o valor que o vendedor informou no Invoice como valor de frete, dando como resultado um valor aduaneiro acima de U$ 500. Quer dizer: paguei na mercadoria, de acordo com o site U$ 469,90 (mercadoria) + U$ 0 (frete) e a Receita considerou U$ 469,90 (valor que eu informei) + uns U$ 250 (extraído do invoice). Isso pode?
    Discuti de todas as formas, mas meus argumentos não foram aceitos. Além disso fui coagido a pagar a DSI emitida em 18/02 com prazo até 20/02 (o funcionário dos correios dissse que não poderia ser emitida outra). E agora? Posso discutir a questão judicialmente? Os Juizados Especiais Federais servem para isso?

Grato

Rogério

Member Avatar de leorjgj
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Peso da Avaliação
    0
    Se valer a pena, o que pode fazer é mandar voltar, e negociar com o vendedor para criar um invoice com valor de $100 e declarar o frete $100 por exemplo, ou um valor que seja real de frete.
    É a única forma de tentar novamente, fora isso, só pagando mesmo.

Juizado é perda de tempo, vai levar meses ou anos e não vai dar em nada, nunca conte com a justiça para reaver seus direitos...

Abs

Novato Avatar de rogff
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Peso da Avaliação
    0
    Leorjgj, a coisa toda tá parecendo tão ridícula pra mim que derrepente nem me expressei tão bem. A receita não aceitou o valor declarado no invoice pelo vendedor e arbitrou um valor acima de U$ 500, direcionando o produto para o procedimento com despachante (importa fácil). Eu reclamei e enviei o comprovante de pagamento de U$ 469,90, para que fosse emitida a nota de tributação simplificada (para valores menores que U$ 500).
    Após alguns dias recebi por e-mail a nota de Despacho aduaneiro, agora considerando o valor que eu comprovei, no campo "valor da mercadoria" e o "valor de postagem (frete)" que o vendedor declarou. Quer dizer, a receita considerou o meu valor e o do vendedor, forçando a barra para o produto ficar com valor acima de U$ 500. Penso que também possa ter sido maracutaia dentro dos correios.
    Essa sua solução não ia funcionar, pois novamente, do jeito que a receita fez, não ia aceitar o valor do produto pelo vendedor e quando eu enviasse o valor real de U$ 469,90, ia somar os U$ 469,90 com os U$ 100 de frete declarados pelo vendedor, resultando em mais de U$ 500. Além disso, só me foi dado prazo de 2 dias para pagar a Nota de Desembaraço (o funcionário dos correios disse que eu tinha que pagar e não era possível emitir outra com novo prazo).
    Para se ter uma idéia, do jeito que foi feito, deu R$1254 a pagar (imposto de importação 60% + ICMS 16% + R$ 150 importa fácil). Do jeito correto daria aproximadamente R$ 600 (apenas imposto de importação sobre o valor aduaneiro, vide site dos correios).
    To pensando em ir no Juizado Especial Federal pra ver o que acontece, estou revoltado com isso. Acho que temos sim que brigar pelos nossos direitos, sempre. Quem sabe o funcionário não é responsabilizado e da próxima vez faz o serviço corretamente.

Abraços
    Rogério

Administrador Avatar de ECJ
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Peso da Avaliação
    10
    Cara, me desculpe, apesar da receita não ser santa, é isso que dá fazer rolo ao invés de declarar corretamente. Além do mais, pela lei, o frete entra no valor total tributável. Desculpe a sinceridade, mas se eu fosse o fiscal eu também estaria te dando essa canseira, pois se declarou frete de $250, então foi $250 e pronto! 250 + 469 = $719 = DSI!

Eu falo isso pois já importei coisas perto de $500 mas orientei o vendedor a fazer tudo certinho e felizmente nunca tive problemas. Como eu sempre digo, fiscal da receita não é burro!

Evite punições e advertências: Regras Gerais do Importa Brasil

Novato Avatar de rogff
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Peso da Avaliação
    0
    Não tem rolo nenhum. O vendedor declarou um valor de mercadoria e um valor de frete não aceitos pela receita. Enviei o comprovante do valor pago de U$ 469,90 (valor aduaneiro). A receita somou U$ 469 com o declarado de frete do vendedor. Claro que o frete entra no valor tributável, mas o frete está embutido no valor de U$ 469 = NTS. Tudo feito certinho e saiu essa cagada. Acho que a maior burrice de um fiscal é agir de má fé, pois ele não ganha nada com isso e se a lei for seguida a risca, eu ganho na justiça e o fiscal é responsabilizado.
    Abraços
    Rogério

Member Avatar de leorjgj
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Peso da Avaliação
    0
    É o que falei, já aconteceu isso comigo quando importei um produto de $180. Recebi um email dos correios falando que eu tinha que me cadastrar no importa fácil, que ia ser garfado, que isso e aquilo.
    Simplesmente falei que não tinha interesse e mandei voltar a encomenda.
    Entrei em contato com o vendedor, mandei ele enviar como pessoa física e declarar um valor de $40 + $5 de frete e paguei o frete novamente para ele ($60).
    Chegou numa boa, bonitinha a encomenda. Inclusive era produto químico e altamente inflamável.

Não sustente esses sanguessugas, não pague, não perca seu tempo nem seu dinheiro.
    Você vive em um país de merda que nem eu.

Abs

Administrador Avatar de ECJ
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Peso da Avaliação
    10
    Cara, não estou querendo necessariamente duvidar de você ou tirar o direito de sua indignação, mas se você comprou com frete grátis, o vendedor não pode declarar $250 pois depois anúncio não servirá como prova de nada! E se você entrou aqui para tentar obter alguma ajuda seria melhor explicar direito pois $250 de frete por correio é bem "estranho" para um produto de $219. Quantos quilos tem isso aí?

Evite punições e advertências: Regras Gerais do Importa Brasil

Novato Avatar de rogff
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Peso da Avaliação
    0
    Verifiquei agora a nota de desembaraço para confirmar. O valor de frete foi 740 Yuan, que convertidos para REAIS deu R$ 246. São 8 Kg e o produto foi enviado por avião. Ainda assim sai mais barato que aqui no Brasil.

Senior Member Avatar de joaninha
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Peso da Avaliação
    5

Angry

Citação Postado originalmente por leorjgj Ver Post
    É o que falei, já aconteceu isso comigo quando importei um produto de $180. Recebi um email dos correios falando que eu tinha que me cadastrar no importa fácil, que ia ser garfado, que isso e aquilo.
    Simplesmente falei que não tinha interesse e mandei voltar a encomenda.
    Entrei em contato com o vendedor, mandei ele enviar como pessoa física e declarar um valor de $40 + $5 de frete e paguei o frete novamente para ele ($60).
    Chegou numa boa, bonitinha a encomenda. Inclusive era produto químico e altamente inflamável.

Não sustente esses sanguessugas, não pague, não perca seu tempo nem seu dinheiro.
    Você vive em um país de merda que nem eu.

Abs

pra mim ce tá com toda razão !não da pra da mole pra cojaq ,imposto no cú desses ladrão ,e eu que nem moro no mais no brasil vou pagar imposto pra que? pra algum merda político ladrão viver tomando champagne e caviar as minhas custas ,e eu sem nada abandonado por tudo e por todos ,a ultima vez que fui num posto de saude passando mal no brasil me mandaram voltar 4 dias depois e ir as 6da manhã pra tentar pegar ficha pois médico só as terças e só eram 10 fichas em uma cidade de 35 mil abitante (é mais facil acertar na mega-sena) ai tentei no único hospital da cidade não tinha médico no hospital e a atendente disse que só podia telefonar pra chamar um médico se chegasse cortado com risco de morte ( acho que quiz dizer fraturado ,baleado ou esfaqueado) fora isso não podia fazer nada .

Senior Member Avatar de joaninha
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Peso da Avaliação
    5

Cool

Citação Postado originalmente por rogff Ver Post
    Verifiquei agora a nota de desembaraço para confirmar. O valor de frete foi 740 Yuan, que convertidos para REAIS deu R$ 246. São 8 Kg e o produto foi enviado por avião. Ainda assim sai mais barato que aqui no Brasil.

bota na justiça se não ganhar pelo menos incomoda essas merda ,vai de jec!

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Marcadores

Permissões de Postagem