Olá, me chamo Marcos Vieira, tenho uma loja de açaí no noroeste do Paraná.
Comecei a importar produtos(eletrônicos roupas) no varejo para uso pessoal, já vendi muitos mas não como foco para minha principal renda.
Futuramente quero abrir uma nova loja (roupas tênis e acessórios) na cidade onde moro. Pequena 12mil habitantes 90km de londrina 110km de maringá.
Sou leigo em pesquisa de mercado para clientes em potencial, foco empresarial mas me esforço.
(NÃO ME FORMEI NA ÁREA MAS TENHO DICAS BEEEEM HUMILDES QUE TALVEZ POSSA AJUDAR)
Aqui há diversos compradores e vendedores de estilos, linhas, rendas, intensidades completamente diferentes.
Pela experiencia que tenho (também adquirida neste fórum) vejo que há clientes potenciais em partes distintas.
Onde podemos vender

Cidades pequenas loja física(como eu; aqui as coisas são muito caras, com uma pesquisa bacana e dedicação o dinheiro aparece)

Cidades grandes loja física ( só achar um ponto bacana,pode ser pequeno,para inicio aluguel não muito caro, ver concorrência quanto ao seu produto)

Lojas online (escolha um produto, faça um estoquinho para início (bem melhor que dropshipping) não esquente se vender tudo e ficar sem produto ...É SINAL QUE TA DANDO CERTO NE...) Se preocupe se durante muito tempo não vender nada, pode haver alguma coisa errada quanto ao preço, concorrência, aceitação do produto no mercado, ou ate mesmo o seu anuncio.

Vendas direcionadas a amigos colegas de trabalho e familiares (Meu, se voce é rodeado de pessoas de qualquer destas categorias ou é muito conhecido (engraçado, as vezes em cidades pequenas as pessoas te conhecem e voce nem lembra quem é ou nunca viu) também fica muito fácil vender).

O que vender
Não sabe o que vender Se voce tem acesso a net camarada, só vai faltar força de vontade, dedicação.
Eu também não sabia o que venderia antes de voltar para o Brasil, morava fora a 7 anos. Montei uma loja de sucos e açaí a dois anos. Não quebrei ueba!!! ate agora né. To ralando na administração de contas ,compras e vendas, ééééé meu amigo (RAPADURA É MOOOOLE MAS NÃO É DOOOOCE NÃO).
Com muita pesquisa vi que também conseguirei abrir outra loja, física e online,ramo já citado acima, e também ganhar algum dindim.
Pesquise até enjoar (isso, perca noites de sono na net, em busca de respostas e conhecimento, se ainda não sabe é por que voce não pesquisou direitinho).
Escolha um produto para venda que goste de trabalhar, que domine, se ainda não domina leia sobre ele que um dia saberá mais que o fabricante.

Ahhh...não venda milhares de coisas diferentes (ao menos no começo não para vendas online) e é difícil pesquisar ao mesmo tempo diversos produtos diferentes, funcionalidades, preços, concorrência, senão embola o meio de campo.
Se for abrir uma pequena empresa, se puder faça um cursinho no SEBRAE, tem ate online, se informe no site ou em sua cidade

Flerte bem o fornecedor, veja se ja tem alguma reclamação, lembre-se se voce tomar um cano logo no inicio nada mais é que um puta balde de agua fria para vc nem começar seu negocio. (a proposito postei um tópico sobre FORNECEDORES CORRUPTOS, levou prejú posta lá, assim nós compradores podemos nos defender um pouco mais)

E SE VOCE JA ESTÁ SE DANDO BEM COM VENDAS E DESEJA PARTILHAR, AJUDAR ALGUÉM, DAR CONSELHOS,SE A AJUDA VALER A PENA, NÃO SE OMITA, O SOL NASCE PARA TODOS, SUAS VENDAS SERÃO O MESMO OU TERÁ ATE MAIOR OPORTUNIDADE FUTURAMENTE. NÃO FICARÁ MAIS POBRE POR ISSO.

QUANTO AO SURGIMENTO DO FORUM E IMPOSTOS
Meu, muito bacana o cara ter feito um forum a respeito de importação e exportação( acho que foi o Panthro né, o thundercat ). Nós não aguentamos mais os impostos. Temos que dar um jeitinho brasileiro as coisas, uma delas é comprar mais barato.
Na Europa o IVA (IMPOSTO ÚNICO) a dois anos antes da crise europeia era 21%. Se você comprasse um alfinete de 1 euro, sabia que 0,21 centimus era de imposto pago por ele. Isso é pra tudo, ate pra cueca cagada se houver pra vender.

Aqui no Brasil, enquanto não sai a reforma tributária, gasolina bebidas e cigarro é um pra você e um ou mais para o sistema.
O papel higiênico é 80 absurdos por cento.
A china ta vendo tudo isso e ja estão vendendo feijão preto (subiu mais 14% recentemente DÓI NO BOLSO E NO BUCHO DE FOME) pra gente, é... o feijão preto chines (igual ao nosso) fica mais barato nos portos brasileiros do que os produzidos aqui.
Quem mora perto ou vai de féria a Argentina, prefere abastecer lá (com combustível brasileiro) por que sai mais barato.

QUANTO A COMEÇAR UM NEGOCIO POR CONTA.

PESQUISA, PESQUISA, MAIS UM POUQUINHO, AÍ COMEÇA MEU, METE A CARA, NÃO VAI MORRER POR ISSO, SE NÃO DER CERTO (ACONTECE) FICARÁ MAIS EXPERIENTE E NÃO IRÁ DESISTIR (MAIORIA). DANDO CERTO LEMBRARÁ DE SEU PATRÃO E FARÁ A PERGUNTA A SI MESMO !!!!POR QUE NÃO FIZ ISSO ANTES!!!!

Para estas coisas arrependemo-nos pelo resto da vida do que não fizemos.

Para quaisquer ajudas, dicas ou críticas podem postar ou contar com minha humilde experiencia

Valeu sua atenção e paciência, espero ter ajudado... Abraço