Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: ABERTURA DE EMPRESA - DÚVIDAS

Member
    Data de Ingresso
    Aug 2011
    Peso da Avaliação
    8

ABERTURA DE EMPRESA - DÚVIDAS

Antes que chegue alguém e fale "tire essas dúvidas com um contador de confiança", informo que já tenho um contador, e algumas poucas dessas perguntas já foram feitas ao mesmo, porém, estou postando aqui no fórum para quem quiser ajudar e expor O QUE SABE (até porque eu acho que sei um monte de respostas à essas perguntas). Comecei na importação formiguinha, mas agora terei que legalizar (pelo menos parcialmente). Também estou procurando respostas pelo google, mas as dúvidas são bem específicas, creio que quando respondidas, auxiliarão e muito os usuários do fórum.

Agradecido a quem ajudar.

Seguem as dúvidas:

1 - Ao possuir renda como pessoa jurídica e ter de declarar IRPJ, e ter também renda como pessoa física e ter de declarar IRPF, é possível comprovar rendimentos de pessoa física no IRPF ACIMA dos limites de isenção de tributação?
    Surge a dúvida, pois é sabido que um MEI/ME não pode ser também autônomo, e a dúvida maior, é possível alguém declarar IRPF acima dos limites de isenção não sendo autônomo/profissional liberal? É sabido também que é possível declarar simultaneamente IRPJ e IRPF.

2 - Posso exercer uma profissão regulamentada (por exemplo engenharia) e exercer atividade distinta da profissão como empreendedor individual ou micro empresa (por exemplo comerciante)? A renda do profissional liberal, quando não empresa, deve ser declarada no IRPF?

3 - Que setor/departamento da prefeitura é responsável pela verificação se o meu endereço (no caso residencial) é próprio para constituir a sede de uma EI/ME?

4 - Como se verifica a autencidade de uma nota fiscal? Como EI não há jeito de "maquiar" o faturamento de uma importação e para isso ao invés de importar legalmente utilizando Importa Fácil/Radar, declarar por exemplo uma compra nacional na nota fiscal de compra?

5 - Sabendo que como EI estarei enquadrado no SIMEI, e como ME no Simples. Para ME, gostaria de saber se existem mais impostos DE ENTRADA para jogos eletrônicos (NCM 95) do que os registrados no link abaixo:

http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/

Ainda sobre a questão de impostos, segue texto extraído do link:
    http://www.andrespinola.com/2011/01/com ... dedor.html

"Como estará na primeira faixa, na grande maioria dos caso, as alíquotas serão de 4% para atividades comerciais, 4,5% para indústrias e 6% para prestadores de serviços, com a previdência já embutida, que incidirão sobre a receita bruta do mês. Não há mais que recolher as guias do EI/MEI."

Que alíquotas mencionados no texto são essas? São incidentes também na importação?

6 - Com respeito a transição EI para ME, segundo o texto acima, automaticamente ao se desenquadrar do Simei, o Simples é ativado, com apenas isso o EI já se torna ME?

7 - Após me tornar um autônomo, existe algum procedimento além do DECORE para comprovação de renda? (já que um autônomo não trabalha com nota fiscal). E ao declarar IRPF, o DECORE terá de ser anexado junto à declaração?

8 - Sendo uma empresa com inscrição estadual que passa a adquirir bens de um EI, como elaborar uma nota fiscal de entrada sendo que não recebeu nota fiscal da compra feita através da EI?
    obs.: lembrando que EI está isento da emissão de nota fiscal de venda para empresa com inscrição estadual.

9 - Para constituir ME é obrigatoriamente necessária uma sociedade?

Acesso ao Clube Avatar de wagnerlandio
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Peso da Avaliação
    7

Re: ABERTURA DE EMPRESA - DÚVIDAS

tambem quero saber estas perguntas

Member
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Peso da Avaliação
    7

Citação Postado originalmente por wagnerlandio
    tambem quero saber estas perguntas
    olá pessoal! http://www.contabeis.com.br/forum/topic ... para-mei/4 pode ajudar.

Super Moderador Avatar de little_musume
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Peso da Avaliação
    8

MEI, AUTÔNOMO, EIRELI E IR - LINKS >>> viewtopic.php?f=13&t=2375

Member
    Data de Ingresso
    Aug 2011
    Peso da Avaliação
    8
    quem criou o tópico de Mei foi exatamente eu.....
    as dúvidas não foram respondidas no material que encontrei.

Senior Member
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Peso da Avaliação
    7
    Acompanhando pois o tema me interessa, mas amigo se não me engano a receita disponibiliza um portal para dúvidas não tem? Você tentou entrar em contato com eles?

Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Peso da Avaliação
    0
    Perguntas muito boas, também tenho interesse nessas respostas, acompanhando o tópico.

Senior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Peso da Avaliação
    6
    boa pergunta acompanhando

Member Avatar de marcoantonio
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Peso da Avaliação
    6
    tb estou acompanhando pois tenho varias dúvidas.

Super Moderador Avatar de little_musume
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Peso da Avaliação
    8

Marcadores

Permissões de Postagem