Fala meu povo! Voltando aqui só pra alertar os meus amigos importadores informais.
Esqueçam dólar alto, IOF, Dilma... O que pode acabar com seus negócios é a volta da CPMF.
Hoje voltou com tudo o rumor que a CPMF voltará a ser cobrada. Vim aqui pensando que já existia tópico sobre o assunto e me espanta que ainda ninguém se tocou que isso pode acabar com as importações informais.
A CPMF é cobrado a partir de todo dinheiro que é movimentado na sua conta. Só com o valor percentual que é debitado da sua conta a Receita Federal já sabe automaticamente quanto dinheiro entrou na sua conta. Desta forma, eles cruzam automaticamente esta informação com o Imposto de Renda. Até 2007 muita, muita gente caia na malha fina desta forma.
Tenho amigo engenheiro que caiu na malha fina por conta da CPMF. Ele trabalhava para uma pequena construtura e recebia todo mês grandes valores em conta, que eram utilizados para pequenos serviços na obra onde ele era o responsável. Acabou pagando em alguns meses mais de R$ 100,00 só de CPFM. Isso significaria que na conta dele passaram mais de R$ 30.000,00 o que era incompatível com a declaração de IR dele... Demorou pra ele conseguir resolver isso (a Receita considerou como valor sonegado, mas pra sorte dele a construtura pagou os impostos e multas).
Isso significa que seria necessário declarar à RF TODOS os valores movimentados, e, óbvio, pagar o imposto. Por exemplo, quem recebe acima de R$ 4.463,81 precisaria pagar 27,5% de IR de tudo recebido (não é apenas do lucro). Além dos valores, seria necessário declarar a origem dessa grana...
"Ahhhh, mas eu não declaro IR". Se lasca do mesmo jeito.
Fiquem de olho... Tomem bastante cuidado e TORÇAM MUITO pra essa porra não voltar.
cada dia pior viver nesse país!
Marcadores