Olá pessoal!

Estou com a ideia de criar uma loja virtual com um produto fabricado na minha cidade, sem nada de importação, porém antes preciso continuar estudando um pouco mais sobre modelo de negócios, que acaba sendo interessante e essencial para qualquer um que pense em empreender, independente do tamanho do seu negócio.

Apresentei meu TCC na metade do ano passado (2014), então mesmo não sendo um produto real na época, precisei estudar métodos para se criar e colocar em prática as informações. Fiquei responsável pela parte de negócios do meu projeto, enquanto meu amigo com a parte técnica (falo mais se alguém tiver interesses). Tudo isso vai de encontro também a segunda faculdade que desejo fazer; Gestão Empresarial.

A melhor maneira que encontrei pra desenvolver o Modelo de Negócios foi utilizando o Canvas. Outro grande amigo meu nesse tempo de desenvolvimento do TCC, foi o livro Business Model Generation que existe em português:

Cydcor-Reviews-Business-Model-Generation.jpg

Vale a pena se você quiser aprender um pouco sobre criar um modelo de negócios!

De forme bem breve e utilizando os textos do meu TCC, seguindo as referências do livro que citei acima, vou explicar para quem não conhece o que é Modelo de Negócios, e para quem já conhece, o que é o Canvas.

MODELO DE NEGÓCIO

Segundo Osterwalder e Pigneur (2011), “Um Modelo de Negócios descreve a lógica da criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização”. Portanto, para compreender o que é um modelo de negócios é necessário saber que a definição do mesmo. É fundamental que tal modelo seja de simples entendimento de modo que todos possam trabalhar em conjunto.

MODELO DE NEGÓCIO CANVAS

Osterwalder e Pigneur propõem um modelo de negócio que divide a organização em nove componentes chaves, aos quais representam as quatro principais áreas de uma empresa: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.
Exemplo de Modelo de Negócios Canvas:

canvas-2-01.jpg

Segmentos de Clientes (SC)

Segundo Osterwalder e Pigneur (2011), “O componente Segmentos de Clientes define os diferentes grupos de pessoas ou organizações que uma empresa busca alcançar e servir”.

Proposta de Valor (PV)

Segundo Osterwalder e Pigneur (2011), “O componente Proposta de Valor descreve o pacote de produtos e serviços que criam valor para um Segmento de Cliente específico”.

Canais (CN)

Segundo Osterwalder e Pigneur (2011), “O componente Canais descreve como uma empresa se comunica e alcança seus Segmentos de Clientes para entregar uma Proposta de Valor”.

Relacionamento com Clientes (RC)

Segundo Osterwalder e Pigneur (2011), “O componente Relacionamento com Clientes descreve os tipos de relação que uma empresa estabelece com Segmentos de Clientes específicos”.

Fontes de Receita (R$)

Segundo Osterwalder e Pigneur (2011), “O componente Fontes de Receita representa o dinheiro que uma empresa gera a partir de cada Segmento de Clientes”.

Recursos Principais

Segundo Osterwalder e Pigneur (2011), “O componente Recursos Principais descreve os recursos mais importantes exigidos para fazer um Modelo de Negócios funcionar”.

Atividades-Chave (AC)

Segundo Osterwalder e Pigneur (2011), “O componente Atividades-Chave descreve as ações mais importantes que uma empresa deve realizar para fazer seu Modelo de Negócios funcionar”.

Parcerias Principais

Segundo Osterwalder e Pigneur (2011), “O componente Parcerias Principais descreve a rede de fornecedores e os parceiros que põem o Modelo de Negócios para funcionar”.

Estrutura de Custo (C$)

Segundo Osterwalder e Pigneur (2011), “A Estrutura de Custo descreve todos os custos envolvidos na operação de um Modelo de Negócios”.

Como eu disse isso é um básico bem do básico, mas um pequeno início em quem se interessar em criar o plano de negócios. Só o conheço na teoria, mas tenho muita vontade de colocá-lo em prática na minha loja virtual.

Se você procurar por alguma dessas informações no Google, achará Modelos de Negócios e o Canvas de várias empresas na prática, que inclusive o livro cita muito bem explicativo.

Faz algum tempo que fiz tudo isso, então estou voltando aos poucos e relembrando as coisas que estudei. Se alguém quiser trocar ideia sobre tudo isso, acredito que muitos poderão sair ganhando.

Espero que seja útil para alguém!